OS MARCADORES DAS AFRICANIDADES NO CHÃO REDONDO DA ESCOLA E SUAS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

  • Samuel Morais Silva Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Sandra Haydée Petit Universidade Federal do Ceará - UFC

DOI:

https://doi.org/10.29327/269579.7.1-16

Palavras-chave:

Marcadores das africanidades, Pretagogia, Formação docente

Resumo

Este artigo é resultado de uma pesquisa de mestrado realizada no Programa de Pós-graduação em Educação da UFC. Justifica-se pela necessidade do corpo docente de uma escola pública da rede municipal de ensino ao relatar a ausência e lacuna na formação docente, no sentido da implementação da Lei Nº 10.639/2003. Assim, circunscreve como objetivo primordial desse estudo a possibilidade de afirmar uma mirada ancestral na formação docente, a partir dos marcadores das africanidades, numa perspectiva afrorreferenciada. O lócus de investigação é um grupo de professoras/es em efetivo exercício de sala em turmas do Ensino Fundamental - Anos Iniciais. Apresentamos ações educativas que se deram no âmbito da pesquisa-pretagógica, que delineou possibilidades curriculares para o ensino da história e cultura africana e afro-brasileira. Para tanto, buscamos o aporte filosófico-teórico-metodológico na Pretagogia (AUTOR 2, 2015), um referencial que nasce do entrelaçar de raízes-saberes teórico-metodológico-filosóficas de muitas/os pesquisadoras/es relacionados/os ao Núcleo de Estudo das Africanidades Cearenses (NACE), um Núcleo de Estudo Afro-brasileiro, ligado à Faculdade de Educação da UFC (MEIJER, 2019).

Biografia do Autor

Samuel Morais Silva, Universidade Federal do Ceará - UFC

Professor da Rede Municipal de Educação do Crato-CE. Discente de doutorado no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará (PPGE/UFC). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Graduado em Pedagogia pela Universidade Regional do Cariri (Urca).

Sandra Haydée Petit, Universidade Federal do Ceará - UFC

Professora na Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutora e Mestra em Ciências da Educação e Graduada em Línguas Estrangeiras Aplicas pela Université Paris 8.

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Publicado

2024-03-21

Como Citar

Silva, S. M., & Petit, S. H. (2024). OS MARCADORES DAS AFRICANIDADES NO CHÃO REDONDO DA ESCOLA E SUAS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DOCENTE. Revista Em Favor De Igualdade Racial, 7(1), 208–223. https://doi.org/10.29327/269579.7.1-16

Edição

Seção

ARTIGOS