A OBRIGATORIEDADE DO ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA, AFRICANA E INDÍGENA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FILOSOFIA

Autores

  • Mariana de Andrade da Silva Universidade Federal de Goias - UFG
  • Talita Camilo Lemos Secretária de Estado de Educação do Goiás - Seduc Goiás
  • Pedro Farias Mentor Universidade de Brasília
  • Jéssica Lara Rodrigues Secretária de Educação do Distrito Federal - SEE-DF

DOI:

https://doi.org/10.29327/269579.7.1-14

Palavras-chave:

Currículo, Decolonialidade, Docência, Educação, Filosofia

Resumo

No presente artigo pretendemos pensar a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira, africana e indígena segundo as leis n° 10.639/2003 e 11.645/2008 no contexto da graduação de Filosofia. Levando em consideração a história do Brasil e sua relação com grupos racializados, como negros e indígenas, observamos que a educação ocupa um espaço significativo na formação do cidadão e na manutenção de discursos e complexos de poder opressivos. Partindo do conceito de racismo acadêmico tal como desenvolvido por Mariléa de Almeida, listamos alguns estudos que pensam essas leis na formação docente e na prática de ensino de Filosofia no ensino básico. Concluímos com uma breve proposta de reforma curricular da graduação de Filosofia através da implementação de cotas de pesquisas e de conteúdos nas disciplinas obrigatórias.

Biografia do Autor

Mariana de Andrade da Silva, Universidade Federal de Goias - UFG

Mestra em Ciência Política pela Universidade Federal do Goiás. Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília. Integrante do Boto - Grupo de Leitura e de Pesquisa em Gênero, Cosmopolíticas e Ensino de Filosofia.

Talita Camilo Lemos, Secretária de Estado de Educação do Goiás - Seduc Goiás

Professora da Secretária de Educação do Goiás. Especialista em Educação Inclusiva pelo Descomplica. Graduada em Filosofia pela Universidade de Brasília.

Pedro Farias Mentor, Universidade de Brasília

Discente de mestrado no Programa de Pós-graduação em Filosofia da Universidade de Brasília (PPGFIL/UnB). Graduação em Filosofia pela Universidade de Brasília (UnB). Integrante do Boto - Grupo de Leitura e de Pesquisa em Gênero, Cosmopolíticas e Ensino de Filosofia

Jéssica Lara Rodrigues, Secretária de Educação do Distrito Federal - SEE-DF

Professora na Secretária de Educação do Distrito Federal (SEE-DF). Graduada em Filosofia pela Universidade de Brasília (UnB).

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Publicado

2024-03-21

Como Citar

Silva, M. de A. da, Camilo Lemos, T. ., Mentor, P. F., & Rodrigues, J. L. (2024). A OBRIGATORIEDADE DO ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA, AFRICANA E INDÍGENA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FILOSOFIA. Revista Em Favor De Igualdade Racial, 7(1), 179–193. https://doi.org/10.29327/269579.7.1-14

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Seção

ARTIGOS