EPISTEMOLOGIA DECOLONIAL E SEUS DESDOBRAMENTOS

DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO ENSINO

Autores

  • Thiago Medeiros Fernandes Universidade Estadual do Ceará - UECE

DOI:

https://doi.org/10.29327/269579.6.3-12

Palavras-chave:

Epistemologia decolonial, ensino, racismo científico

Resumo

A temática abrange os estudos decoloniais e suas múltiplas possibilidades no ensino. O objetivo geral é discorrer sobre as inquietações da epistemologia decolonial e seus desdobramentos na construção formativa da sociedade enquanto possibilidade científica na compreensão social. Os objetivos específicos são: desmistificar a hegemonia eurocêntrica que está imbricada no trato epistêmico do conhecimento válido global; ratificar o amadurecimento dos conceitos dos estudos decoloniais no processo da pesquisa e do ensino, e fomentar possibilidades para atravessar desafios inerentes ao racismo epistemológico e, sobretudo, estrutural na sociedade. Quanto ao amparo metodológico, trata-se de uma revisão sistemática qualitativa que contempla demandas inerentes às dissonâncias referente às epistemologias na centralidade decolonial, racismo científico e, sobretudo, na construção dos saberes da identidade negra no processo formativo no ensino. Parte do olhar empírico do trajeto científico no constructo da dissertação que encontra-se em andamento e busca aportes sensíveis da pesquisa de campo sob o olhar acerca das Casas Religiosas de matrizes africanas, a qual abriu possibilidades de diálogo com problemáticas sensíveis no trato social, notadamente, racismo científico e suas nuances hegemônicas. Sendo assim, infere os desafios da Lei nº 10.639/2003 no ensino e, consequentemente, aprofunda os conceitos inerentes aos estudos decoloniais com caráter crítico e assertivo no processo da reconstrução das epistemologias que outrora, foram silenciadas, a fim de romper a hegemonia do saber eurocêntrico na sociedade.

Biografia do Autor

Thiago Medeiros Fernandes, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Discente de mestrado no Programa de Pós-Graduação em História, Cultura e Espacialidades pela Universidade Estadual do Ceará (PPGHCE/UECE). Graduado em História pela Universidade Estadual Vale da Acaraú (UVA) Professor na Secretaria Municipal de Educação de Caucaia/CE e Secretaria de Educação de Maranguape/CE.

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Publicado

2023-11-20

Como Citar

Fernandes, T. M. (2023). EPISTEMOLOGIA DECOLONIAL E SEUS DESDOBRAMENTOS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO ENSINO. Revista Em Favor De Igualdade Racial, 6(3), 161–174. https://doi.org/10.29327/269579.6.3-12

Edição

Seção

ARTIGOS