QUEM QUER (PODE) SER NEGRO NO BRASIL?

Autores

  • Maycon David de Souza Pereira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

DOI:

https://doi.org/10.29327/269579.6.1-13

Palavras-chave:

Ações Afirmativas, Comissões de Heteroidentificação, Raça, Racismo, Cotas Raciais

Resumo

A obra “Quem quer (pode) ser negro no Brasil? O procedimento de heteroidentificação racial na UFMG e os impactos nos modos de pensar identidade e identificação racial no Brasil” é de autoria do intelectual brasileiro Rodrigo Ednilson de Jesus, Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com mestrado em Sociologia e graduação em Ciências Sociais, ambos também pela UFMG. Realizou Pós-doutoramento no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, em Portugal, investigando Ações Afirmativas, Heteroidentificação racial e Identidade nacional no Brasil. Atualmente integra a linha de pesquisa Educação, Cultura, Movimentos Sociais e Ações Coletivas no Programa de Pós-graduação em Educação, além de presidir a Comissão Permanente de Ações Afirmativas e Inclusão Social, da UFMG. Nesse sentido, Rodrigo possui ampla produção acadêmica, bem como pesquisas, no que se refere as temáticas trazidas à guisa de reflexão de sua obra aqui discutida.

Biografia do Autor

Maycon David de Souza Pereira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Três Lagoas (PPGEdu/UFMS/CPTL). Coordenador de Publicações do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas da Universidade Federal do Acre (Neabi/Ufac). Editor Gerente da Revista Em Favor de Igualdade Racial (Refir).

Referências

JESUS, Rodrigo Ednilson de. Quem quer (pode) ser negro no Brasil? Belo Horizonte: Autêntica, 2021.

Downloads

Publicado

2023-03-21

Como Citar

Pereira, M. D. de S. (2023). QUEM QUER (PODE) SER NEGRO NO BRASIL?. Revista Em Favor De Igualdade Racial, 6(1), 136–145. https://doi.org/10.29327/269579.6.1-13

Edição

Seção

RESENHAS