“SEM A NOSSA CULTURA, NÃO EXISTIMOS”

CULTURA E MEMÓRIA EM MAZAGÃO VELHO, AMAPÁ

Autores

  • Wesley Vaz Oliveira Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
  • Elisângela Araújo dos Passos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá- Ifap
  • Nilcelia Amaral Leal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá- Ifap

DOI:

https://doi.org/10.29327/269579.6.3-13

Palavras-chave:

Cultura. Amapá. Visita Técnica. Ifap.

Resumo

O principal objetivo deste trabalho consiste em relatar a visita técnica realizada com os alunos do segundo ano do Curso Técnico Integrado em Redes de Computadores do Instituto Federal do Amapá (IFAP), Campus Macapá, à Mazagão Velho, no estado do Amapá. Trata-se, em geral, de descrever os processos vivenciados no percurso aos espaços históricos e culturais da comunidade, assim como as perspectivas apresentadas pelo líder comunitário sobre a história do distrito e a importância das manifestações culturais para os moradores, destacando, por último, as percepções sobre o estudo da Cultura iniciadas em sala de aula e, posteriormente, instrumentalizadas em observação de campo. Como metodologia, utilizou-se a pesquisa bibliográfica com as observações in loco, além da análise de imagens. Depreendeu-se que a atividade de campo viabilizou aos alunos a identificação e a operacionalização dos conceitos trabalhados em sala de aula, tais como Relativismo Cultural, Etnocentrismo, Alteridade e Racismo, com a realidade social e cultural de Mazagão Velho, possibilitando um processo de ensino-aprendizagem compromissado com o contexto social em que o alunado está inserido. 

Biografia do Autor

Wesley Vaz Oliveira Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Graduado em Sociologia pela Universidade Federal do Amapá (Unifap).

Elisângela Araújo dos Passos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá- Ifap

Mestra em Sociologia Geral pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Graduada em Ciências Sociais pela UFPA. Professora de Sociologia no Instituto Federal do Amapá (Ifap).

Nilcelia Amaral Leal, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá- Ifap

Mestra em Educação Agrícola pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) Graduada em Licenciatura e Bacharelado em História pela Universidade Federal do Amapá (Unifap). Professora de História no Instituto Federal do Amapá (Ifap).

Referências

ADICHIE, Chimamanda Ngozi. O perigo de uma história única. Companhia das Letras, 2019.

BRASIL. Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Disponível em: Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm Acesso em: 04 mar. 2023.

DE BARROS LARAIA, Roque. Cultura: um conceito antropológico. Editora Schwarcz- Companhia das Letras, 1986.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Editora Paz & Terra, 2019.

FIORIN, José Luiz. A noção de texto na semiótica. Revista do instituto de letras da UFRGS. Porto Alegre, v. 9, n. 23, p.165-176, 1995.

FILHO, Guimes Rodrigues; PERÓN, Cristina Mary Ribeiro (org.). Racismo e educação: contribuições para a implementação da Lei 10.639/03. Uberlândia: EDUFU, 2011.

JACKSON, A. A Cultura Negra no Amapá: História, Tradição e Políticas Públicas. Macapá, 2014.

PINTO, M. de J. de S. Conhecendo o Amapá. Belém: Cultural Brasil, 2016.

VIDEIRA, Piedade Lino; VASCONCELOS, José Gerardo. Experiência museal no distrito de Mazagão Velho-AP: visitação em movimento. Roteiro, v. 46, 2021.

Downloads

Publicado

2023-11-20

Como Citar

Oliveira, W. V. O., Passos, E. A. dos, & Leal, N. A. (2023). “SEM A NOSSA CULTURA, NÃO EXISTIMOS”: CULTURA E MEMÓRIA EM MAZAGÃO VELHO, AMAPÁ. Revista Em Favor De Igualdade Racial, 6(3), 175–187. https://doi.org/10.29327/269579.6.3-13

Edição

Seção

ARTIGOS