AFROCONVENIÊNCIA NAS ELEIÇÕES 2022, UMA DAS FACES DO PACTO DA BRANQUITUDE

Autores

  • Nedy Bianca Medeiros de Albuquerque Universidade Federal do Acre (Ufac)

DOI:

https://doi.org/10.29327/269579.6.1-14

Palavras-chave:

Branquitude, Afroconveniência, Eleições 2022

Resumo

Maria Aparecida Bento nasceu na zona norte da capital paulista, sendo a primeira de oito irmãos a completar ensino superior e pós graduação. Sua formação é em Psicologia, com mestrado em Psicologia Social e doutorado em Psicologia Escolar. Lecionou na educação básica, depois enveredou no segmento da psicologia organizacional. No entanto, tornou-se mais conhecida por seu exercício no Conselho da Comunidade Negra do Estado de São Paulo e na fundação do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT), atuação que rendeu menção na listagem do The Economist como uma das cinquenta pessoas mais importantes nos trabalhos e debates sobre diversidade. Experiência que somada às pesquisas de doutoramento resulta no livro “O pacto da branquitude” aqui resenhado.

Biografia do Autor

Nedy Bianca Medeiros de Albuquerque, Universidade Federal do Acre (Ufac)

Professora Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (USP). Mestra em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Graduada em História pela Universidade Federal do Acre (Ufac) e Bacharel em Direito pelo Centro Universitário do Norte (Uninorte). É vice-líder do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas da Ufac (Neabi/Ufac). Atualmente é Coordenadora do Curso de Bacharelado em História, leciona na licenciatura em História do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Ufac (CFCH/Ufac). Integrante do corpo docente do Programa de Pós-Graduação Profissional do Ensino de História da Ufac (PPGEH/Ufac).

Referências

BENTO, Cida. O pacto da branquitude. São Paulo: Companhia das Letras, 2022. 148 p.

Downloads

Publicado

2023-03-21

Como Citar

Albuquerque, N. B. M. de. (2023). AFROCONVENIÊNCIA NAS ELEIÇÕES 2022, UMA DAS FACES DO PACTO DA BRANQUITUDE. Revista Em Favor De Igualdade Racial, 6(1), 146–151. https://doi.org/10.29327/269579.6.1-14

Edição

Seção

RESENHAS