O PROGRAMA LEIA PARA UMA CRIANÇA

UMA FERRAMENTA PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

Autores

  • Raiele Souza Moura Universidade Federal do Acre (Ufac)
  • Flávia Rodrigues Lima da Rocha Universidade Federal do Acre (Ufac)

DOI:

https://doi.org/10.29327/269579.6.1-10

Palavras-chave:

Programa Leia para uma Criança., Representatividade negra., Promoção da Igualdade Racial.

Resumo

Este artigo busca apresentar o Programa Leia para uma Criança, iniciativa do Itaú Social, no qual disponibiliza livros de literatura infantil em formato físico e digital, com a finalidade de promover a leitura desde a primeira infância. A justificativa deste estudo consiste na divulgação das obras literárias que podem ser utilizadas como ferramenta para a Educação das Relações Étnico-Raciais, em conformidade com a efetivação da lei 10.639/2003. Tem por finalidade analisar 03 obras que tratam da representatividade negra e 02 que abordam a promoção da igualdade racial, disponíveis na Estante Digital do referido programa, para tanto, a metodologia adotada foi a qualitativa. No referencial teórico, utilizou-se os escritos de Silvio Luiz de Almeida (2019), Eliane Santana Dias Debus (2017) e Paulo Vinicius Baptista da Silva (2022). Após a finalização da pesquisa, foi possível notar que os livros infantis selecionados contribuem para evidenciar a importância do protagonismo negro, bem como a valorização da identidade e ancestralidade negra.

Biografia do Autor

Raiele Souza Moura, Universidade Federal do Acre (Ufac)

Acadêmica do Curso de Bacharelado em História na Universidade Federal do Acre (Ufac). Bolsista no Programa de Extensão Educação Antirracista (PEEA). Integrante do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas da Universidade Federal do Acre (Neabi/Ufac). 

Flávia Rodrigues Lima da Rocha, Universidade Federal do Acre (Ufac)

Professora Adjunta de História no Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Acre (CFCH/Ufac). Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas da Ufac (Neabi/Ufac).

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Publicado

2023-03-21

Como Citar

Moura, R. S., & Rocha, F. R. L. da. (2023). O PROGRAMA LEIA PARA UMA CRIANÇA : UMA FERRAMENTA PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS. Revista Em Favor De Igualdade Racial, 6(1), 91–105. https://doi.org/10.29327/269579.6.1-10

Edição

Seção

ARTIGOS