RUPTURAS NOS PARADIGMAS DA BRANQUITUDE:

A ATUAÇÃO DE PESSOAS BRANCAS NA LUTA ANTIRRACISTA NO SÉCULO XXI

Autores

  • Geovanna Moraes de Almeida Universidade Federal do Acre (Ufac)
  • Flávia Rodrigues Lima da Rocha Universidade Federal do Acre (Ufac)

DOI:

https://doi.org/10.29327/269579.6.1-5

Palavras-chave:

Branquitude, Racismo, Antirracismo, Luta contra o racismo, História

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo socializar uma análise sobre a inferência da branquitude no processo de construção histórica do racismo na sociedade brasileira, rememorando o período de colonização, bem como elencar através de um diálogo entre as fontes, as possibilidades e viabilidades que os brancos possuem para romper com paradigmas colonialistas impostos. Como subsídio para a discussão proposta, buscou-se corroborações em Bento (2002), Carreira (2018), Cardoso e Muller (2017), sobretudo em Cardoso (2010) e (2008) com sua importante postulação sobre o conceito de branquitude e suas duas categorizações: crítica e acrítica. A metodologia adotada fora uma pesquisa exploratória e descritiva para o levantamento de dados acerca da problemática. Além disso, esta pesquisa apresenta uma análise de dados obtidos por intermédio de entrevistas orais com mulheres brancas ativas na luta antirracista. Como resultado destas entrevistas, constatou-se que pessoas brancas que se reconhecem como sujeitos dotados de privilégios advindos do racismo estrutural, questionam essa realidade e buscam conhecimento sobre a temática étnico-racial possuem um papel fundamental na luta por igualdade racial.

 

Biografia do Autor

Geovanna Moraes de Almeida, Universidade Federal do Acre (Ufac)

Graduada em Licenciatura em História pela Universidade Federal do Acre (UFAC), componente do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas da Ufac (Neabi), egressa dos programas PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) entre os anos de 2018 e 2020 e Residência Pedagógica do Curso de Licenciatura em História entre os anos de 2020 e 2022. Foi atuante do grupo de pesquisa: "O Processo de Construção do Docente em História: possibilidades e desafios da formação inicial e da formação continuada do fazer-se historiador em sala de aula, na linha de pesquisa "Estágio Supervisionado do Ensino de História" (2021- Atual) e também foi bolsista de Iniciação Cientifica no Projeto de Pesquisa de Iniciação Científica 2021/2022: Educação das relações étnico-raciais e suas práticas pedagógicas nas escolas do estado do Acre sob orientação da Profª. Dra. Flávia Rodrigues Lima da Rocha. Atualmente compõe o corpo editorial da Revista Discente de História da Universidade Federal do Acre (UFAC) Das Amazônias. E-mail para contato: geovanna.almeida@sou.ufac.br

Flávia Rodrigues Lima da Rocha, Universidade Federal do Acre (Ufac)

Professora Adjunta de História no Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Acre (CFCH/Ufac). Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas da Ufac (Neabi/Ufac).

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Publicado

2023-03-21

Como Citar

Almeida, G. M. de, & Rocha, F. R. L. da. (2023). RUPTURAS NOS PARADIGMAS DA BRANQUITUDE:: A ATUAÇÃO DE PESSOAS BRANCAS NA LUTA ANTIRRACISTA NO SÉCULO XXI. Revista Em Favor De Igualdade Racial, 6(1), 28–41. https://doi.org/10.29327/269579.6.1-5

Edição

Seção

ARTIGOS