“LUA, LUAMANDA, COMPANHEIRA, MULHER”
REPRESENTAÇÕES DO FEMININO NO CONTO LUAMANDA, DE CONCEIÇÃO EVARISTO
DOI:
https://doi.org/10.29327/269579.6.2-5Palavras-chave:
Conceição Evaristo, Luamanda, Representatividade negra.Resumo
A autora Conceição Evaristo debruçou-se sobre a escrita dos seus personagens de modo a ressignificar e desconstruir os estereótipos construídos ao longo da literatura brasileira, e com as mulheres protagonistas não foi diferente. Nesse contexto, o presente artigo possui, como objeto de estudo, as representações do feminino negro no conto Luamanda, suas interpretações e os contextos formulados pela personagem Luamanda. Como objetivos específicos têm-se em descrever a performance literária empreendida pela autora, especificar as representações do feminino advindas das narrativas evaristianas e apresentar os discursos expelidos pela personagem em questão. A metodologia baseou-se em um estudo qualitativo de abordagem descritiva bibliográfica amparada em autores como Ribeiro (2021), Carneiro (2019), Kilomba (2019), entre outros que abordam o feminino negro e as suas representações. Também fez análise dos discursos e expressões identitárias proferidos a partir da personagem Luamanda. Em termos de resultados, nota-se que as narrativas evaristianas são manifestações de denúncias e desconstrução das representações construídas em torno das mulheres negras, no caso de Luamanda formulou-se a resistência e a ressignificação de uma mulher que ansiava freneticamente pela liberdade. Podendo ser vista através de sua voz narrativa como protagonista e também como construtora de uma identidade feminina negra.
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