A IMPORTÂNCIA DAS NARRATIVAS MÍTICAS DA CULTURA INDÍGENA PARA A PROMOÇÃO DA ALTERIDADE

UMA ANÁLISE DO LIVRO DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL “CONTOS INDÍGENAS BRASILEIROS”

Autores

  • Aparecido Vasconcelos de Souza Universidade Federal do Paraná - UFPR

DOI:

https://doi.org/10.29327/269579.7.1-5

Palavras-chave:

Artes Visuais, Literatura Infantil, Cultura Indígena

Resumo

O presente artigo é dedicado à análise crítica do livro de literatura infantil: Contos Indígenas Brasileiros, do escritor indígena Daniel Munduruku. A literatura infantil e juvenil apresentada neste trabalho é uma área do conhecimento interdisciplinar que dialoga com as artes visuais devido ao processo de interação com as imagens ilustradas e com as narrativas da oralidade africana, afro-brasileira e indígena. No contexto do ensino da arte, da história e da cultura escolar, houve um aumento significativo de publicações de livros com a temática afro-brasileira, africana e indígena a partir da promulgação da lei 10.639/03 e da lei 11.645/08 as quais tornaram os conteúdos supracitados obrigatórios em todos os níveis de ensino. Esta pesquisa buscou compreender de que modo as narrativas de oito etnias apresentadas no livro falam a respeito de como mitos, os anciãos, os costumes e as crenças contribuem para criação de imagens afirmativas de valores identitários das comunidades indígenas brasileiras. Constatamos que as narrativas analisadas estão permeadas por valores que promovem a alteridade, pois levam a uma reflexão ao tempo anterior a cultura modernista. Além disso, trazem a preservação das histórias ancestrais como fio condutor do processo de construção identitária dessas comunidades.

Biografia do Autor

Aparecido Vasconcelos de Souza, Universidade Federal do Paraná - UFPR

 Professor na Secretaria de Estado de Educação do Paraná (SEED/PR). Discente de doutorado no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (PPGE/UFPR). Mestre em Teoria Literária pelo Centro Universitário Campos de Andrade (Uniandrade). Graduado em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Faculdade Intervale e em Educação Artística com habilitação em Artes Plásticas pela Faculdade de Artes do Paraná (FAP-PR).

Referências

AZEVEDO, Ricardo. Contos de bichos do mato. São Paulo: Editora Ática, 2005.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 3. ed. São Paulo: Wmf Martins Fontes. 2011.

BRASIL. Lei nº 10639, de 9 de janeiro de 2003. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 9 jan. 2003

BRASIL. Lei nº 11.645/08 de 10 de março de 2008. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 10 mar. 2008.

CADEMARTORI, Lígia. O que é literatura infantil. São Paulo: Brasiliense, 2017.

CASCUDO, Luís da Câmara. Literatura oral no brasil. 2. ed. Rio de Janeiro: Livraria José Olímpio/Editora/MEC,1978.

COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil: teoria, análise, didática. São Paulo: Moderna, 2000.

DORRICO, Julie; DANNER, Fernando; DANNER, Leno Francisco. Literatura Indígena brasileira contemporânea. Porto Alegre: Editora Fi, 2018. (Criação, Crítica e Recepção)

GRAÚNA, Graça; WALTER, Roland. Contrapontos da literatura indígena contemporânea no Brasil. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2013.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 3. ed. Rio de Janeiro: DP&A,1999.

HUNT, Peter. Crítica, teoria e literatura infantil. São Paulo: Editora Cosac Naify, 2015.

LUCENA, Bruna Paiva de. Espaços em disputa: o cordel e o campo literário brasileiro. Brasília: Editora UnB, 2010.

MUNDURUKU. Daniel. Contos indígenas brasileiros. 2. ed. São Paulo: Editora Global, 2005.

SANDRINI, Paulo Henrique da Cruz. Que romance é este? Uma análise estético-sociológica de Eles eram muitos cavalos. 2007. 211 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) – Faculdade de Ciências Humanas Letras e Artes, Universidade Federal do Paraná, Paraná, 2007.

Downloads

Publicado

2024-03-21

Como Citar

Souza, A. V. de. (2024). A IMPORTÂNCIA DAS NARRATIVAS MÍTICAS DA CULTURA INDÍGENA PARA A PROMOÇÃO DA ALTERIDADE: UMA ANÁLISE DO LIVRO DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL “CONTOS INDÍGENAS BRASILEIROS”. Revista Em Favor De Igualdade Racial, 7(1), 38–50. https://doi.org/10.29327/269579.7.1-5

Edição

Seção

ARTIGOS