A FORMAÇÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA

SUA RELAÇÃO COM OS BANTOS E MALÊS

Autores

  • Florentino Maria Lourenço Universidade do Estado do Rio de Janeiro- UERJ

DOI:

https://doi.org/10.29327/269579.6.3-16

Palavras-chave:

Formação da sociedade brasileira, Bantos, Malês

Resumo

A resenha que apresentamos sobre o livro Bantos, Malês e Identidade Negra”, olhando pela sua data de primeira publicação em 1988, data coincidente com a promulgação da Constituição da República Democrática no Brasil, que de entre várias inovações garante “proteção às manifestações das culturas […] indígenas e afro-brasileiras … portadores de referências à identidade, à ação e à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira”, nos permite neste momento de renovada esperança em Brasil, onde pela primeira vez, a presença e o reconhecimento dos negros, pardos e indígenas nos espaços de liderança e de decisão é significativa vislumbra algumas conquistas contra o racismo estrutural e a ideologia de embranquecimento e, por conseguinte, uma tentativa de (re)escrever a autoafirmação negra num país em que, apesar de negros, negras, pardos, pardas formarem a maioria da população, a  sua história e sobretudo a diáspora negra no Brasil ainda se está por conhecer, difundir e respeitar. 

Biografia do Autor

Florentino Maria Lourenço, Universidade do Estado do Rio de Janeiro- UERJ

Discente de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação: Processos Formativos e Desigualdades Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestre em Pedagogia e Didactica pela Universidade Metodista Unida de Mocambique (UMUM). Graduado em Licenciatura em Ensino de Português pela Universidade Pedagógica Sagrada Família (UP-UNISAF/Moçambique).

Referências

LOPES, Nei. Bantos, Malês e Identidade Negra. Belo Horizonte: Autêntica, 2021.

MOURA, Clóvis. Os quilombos e a rebelião negra. São Paulo: Brasiliense, 1981.

VIANNA, oliveira. Raça e assimilação. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1959.

Downloads

Publicado

2023-11-20

Como Citar

Lourenço, F. M. (2023). A FORMAÇÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA: SUA RELAÇÃO COM OS BANTOS E MALÊS. Revista Em Favor De Igualdade Racial, 6(3), 205–210. https://doi.org/10.29327/269579.6.3-16

Edição

Seção

RESENHAS