EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA

DESAFIANDO O ENSINO REGULAR

Autores

  • Silvia Géssica da Conceição dos Santos Universidade Federal de Alagoas - Campus do Sertão (UFAL)
  • Mônica Regina Nascimento dos Santos Universidade Federal de Alagoas- Campus do Sertão

DOI:

https://doi.org/10.29327/269579.6.1-12

Palavras-chave:

Educação Escolar Quilombola, Racismo, Autoafirmação

Resumo

Trata-se de um trabalho de conclusão de curso em nível de graduação, na modalidade artigo, por meio de um estudo bibliográfico e documental qualitativo com a revisão da literatura pertinente ao tema, cujo objetivo é fazer uma reflexão crítica sobre os pressupostos da educação escolar quilombola, no interior do ensino regular, abordando seus desafios, limites e possibilidades. Considerando o racismo estrutural que marca essencialmente a sociedade como um todo, sobretudo, na esfera educacional, o texto discute as implicações do arcabouço legal, e da normatização do ensino regular em um contexto social quilombola, que deve se pautar pelo respeito à diversidade, às diferenças e ao aprofundamento de relações étnico-raciais dialógicas no interior da escola atendendo ao disposto nas diretrizes curriculares da área. A educação em si não irá acabar com o racismo, pois não é tarefa apenas da escola, mas de todas as esferas da sociedade atuando conjuntamente, porém, a educação é fundamental, ela precisa se engajar em ações que possam contribuir para formar cidadãos conscientes. Partindo da premissa de que a educação antirracista é tarefa de todos, o ensino escolar, sobretudo no âmbito quilombola, deve primar por ações que sejam implementadas tanto nas escolas quilombolas quanto nas escolas regulares, que estimulem a autoafirmação identitária, de modo que todos possam se sentir representados. Baseado em análises de autores como Silva (2012), Gomes (2015), Santos (2008), Silva;Menezes (2019), Santos (2022) entre outros, apresenta elementos fundamentais ao debate, cuja relevância social é significativa, diante do contexto social racializado que marca a sociedade brasileira.

 

Biografia do Autor

Silvia Géssica da Conceição dos Santos, Universidade Federal de Alagoas - Campus do Sertão (UFAL)

Acadêmica do Curso de Pedagogia na Universidade Federal de Alagoas – Campus do Sertão (UFAL).

Mônica Regina Nascimento dos Santos, Universidade Federal de Alagoas- Campus do Sertão

Professora doutora em serviço social, atuando em temas como igualdade social, gênero, relações étnico-sociais e reprodução social.

Referências

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Publicado

2023-03-21

Como Citar

Santos, S. G. da C. dos, & Santos, M. R. N. dos. (2023). EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA: DESAFIANDO O ENSINO REGULAR. Revista Em Favor De Igualdade Racial, 6(1), 121–135. https://doi.org/10.29327/269579.6.1-12

Edição

Seção

ARTIGOS