CORPO NEGRO

POSSIBILIDADES DRAMATÚRGICAS PARA OS TEATROS NEGROS

Autores

  • Ray Ariana Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.29327/269579.6.1-11

Palavras-chave:

Dramaturgia Corporal Negra, Teatros negros, Conhecimento corporificado

Resumo

Este artigo pretende evocar uma reflexão sobre a dramaturgia corporal nos teatros negros. A partir do entendimento da forma de ser e estar no mundo  ao qual as negras e negros em diáspora foram submetidos após a travessia de Kalunga, sob o pensamento de Stuart Hall, o presente texto se debruça sobre a sobrevivência mnemônica da cosmovisão africana em diáspora através da corporificação de seus saberes e como estes se transpuseram nas manifestações artísticas dessa população a partir das contribuições conceituais oferecidas pela poeta, ensaísta, dramaturga e pesquisadora brasileira Leda Maria Martins. Dessa forma, é questionado o corpo negro como possibilidade de construção dramatúrgica e cênica, por este enunciar seu lugar de conhecimento e pertencimento, ao analisar a cena curta “O peso nas costas de minha mãe”, da Coletiva Preta de Teatro, apresentada na 4° edição online do festival “Solo Negro” em Belo Horizonte.

Biografia do Autor

Ray Ariana, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Acadêmica do Curso de Bacharelado em Interpretação Teatral pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). 

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Publicado

2023-03-21

Como Citar

Ariana, R. (2023). CORPO NEGRO: POSSIBILIDADES DRAMATÚRGICAS PARA OS TEATROS NEGROS. Revista Em Favor De Igualdade Racial, 6(1), 106–120. https://doi.org/10.29327/269579.6.1-11

Edição

Seção

ARTIGOS