CORPO NEGRO
POSSIBILIDADES DRAMATÚRGICAS PARA OS TEATROS NEGROS
DOI:
https://doi.org/10.29327/269579.6.1-11Palavras-chave:
Dramaturgia Corporal Negra, Teatros negros, Conhecimento corporificadoResumo
Este artigo pretende evocar uma reflexão sobre a dramaturgia corporal nos teatros negros. A partir do entendimento da forma de ser e estar no mundo ao qual as negras e negros em diáspora foram submetidos após a travessia de Kalunga, sob o pensamento de Stuart Hall, o presente texto se debruça sobre a sobrevivência mnemônica da cosmovisão africana em diáspora através da corporificação de seus saberes e como estes se transpuseram nas manifestações artísticas dessa população a partir das contribuições conceituais oferecidas pela poeta, ensaísta, dramaturga e pesquisadora brasileira Leda Maria Martins. Dessa forma, é questionado o corpo negro como possibilidade de construção dramatúrgica e cênica, por este enunciar seu lugar de conhecimento e pertencimento, ao analisar a cena curta “O peso nas costas de minha mãe”, da Coletiva Preta de Teatro, apresentada na 4° edição online do festival “Solo Negro” em Belo Horizonte.
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