LEI 12711/2012 NA UFAC
ESTUDO DO IMPACTO DAS AÇÕES AFIRMATIVAS ÉTNICO-RACIAIS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO E PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DO CCSD E CCBN DO CAMPUS SEDE ENTRE 2012 A 2020
DOI:
https://doi.org/10.29327/269579.6.1-8Palavras-chave:
Lei nº 12.711/2012., Cotas, Étnico-racialResumo
Este artigo tem por intenção apresentar os resultados obtidos durante a execução do projeto PIBIC/PIVIC de iniciação científica da “Lei n° 12711/2012 na UFAC: estudo do impacto das Ações Afirmativas étnico-raciais sobre a produção acadêmica científica do Campus Sede entre 2012 a 2020”, orientado pela professora Nedy Bianca Medeiros de Albuquerque. O que se apresenta neste trabalho se refere às ações afirmativas dos cursos lotados no Centro de Ciências Biológicas e da Natureza (CCBN) e no Centro de Ciência, Saúde e Desporto (CCSD). A pesquisa visou contribuir com a revisão da Lei n° 12711/2012, tendo como recorte a Universidade Federal do Acre. Para tanto, o projeto foi dividido em dois anos, sendo o primeiro assentado em cinco etapas em que foram realizados encontros de orientação e debates da bibliografia, levantamento de informações junto ao Núcleo de Registo e Controle Acadêmico e divisão dos bolsistas em equipes de trabalhos para coleta de dados e sua tabulação. Já no segundo ano, realizou-se os registros constituídos das informações coletadas e listadas em planilhas Excel em que se contabiliza um total de 1604 cotistas ingressantes nos cursos do CCBN e 1440 nas graduações do CCSD. Posteriormente, foi realizada a organização dos discentes para apresentação dos resultados obtidos em eventos acadêmicos internos e externos. A metodologia de trabalho parte de uma investigação interdisciplinar, documental e descritiva, tendo como referencial teórico o que foi construído a partir de Munanga (2015), Silva e Borba (2018), dentre outros.
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