LEI 12711/2012 NA UFAC

ESTUDO DO IMPACTO DAS AÇÕES AFIRMATIVAS ÉTNICO-RACIAIS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO E PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DO CCSD E CCBN DO CAMPUS SEDE ENTRE 2012 A 2020

Autores

  • Lucas Nascimento Assef de Carvalho Universidade Federal do Acre (Ufac) https://orcid.org/0000-0001-6142-6927
  • Kennedy Felipe Alves da Silva Universidade Federal do Acre (Ufac)
  • Nedy Bianca Medeiros de Albuquerque Universidade Federal do Acre (Ufac)

DOI:

https://doi.org/10.29327/269579.6.1-8

Palavras-chave:

Lei nº 12.711/2012., Cotas, Étnico-racial

Resumo

Este artigo tem por intenção apresentar os resultados obtidos durante a execução do projeto PIBIC/PIVIC de iniciação científica da “Lei n° 12711/2012 na UFAC: estudo do impacto das Ações Afirmativas étnico-raciais sobre a produção acadêmica científica do Campus Sede entre 2012 a 2020”, orientado pela professora Nedy Bianca Medeiros de Albuquerque. O que se apresenta neste trabalho se refere às ações afirmativas dos cursos lotados no Centro de Ciências Biológicas e da Natureza (CCBN) e no Centro de Ciência, Saúde e Desporto (CCSD). A pesquisa visou contribuir com a revisão da Lei n° 12711/2012, tendo como recorte a Universidade Federal do Acre. Para tanto, o projeto foi dividido em dois anos, sendo o primeiro assentado em cinco etapas em que foram realizados encontros de orientação e debates da bibliografia, levantamento de informações junto ao Núcleo de Registo e Controle Acadêmico e divisão dos bolsistas em equipes de trabalhos para coleta de dados e sua tabulação. Já no segundo ano, realizou-se os registros constituídos das informações coletadas e listadas em planilhas Excel em que se contabiliza um total de 1604 cotistas ingressantes nos cursos do CCBN e 1440 nas graduações do CCSD. Posteriormente, foi realizada a organização dos discentes para apresentação dos resultados obtidos em eventos acadêmicos internos e externos. A metodologia de trabalho parte de uma investigação interdisciplinar, documental e descritiva, tendo como referencial teórico o que foi construído a partir de Munanga (2015), Silva e Borba (2018), dentre outros.

Biografia do Autor

Lucas Nascimento Assef de Carvalho, Universidade Federal do Acre (Ufac)

Acadêmico do Curso de Bacharelado em História na Universidade Federal do Acre (Ufac). Técnico em Segurança do Trabalho pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (Ifac). Pesquisador vinculado ao Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas da Ufac (Neabi/Ufac). Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) (2020-2022).

Kennedy Felipe Alves da Silva, Universidade Federal do Acre (Ufac)

Acadêmico do Curso de Licenciatura em História na Universidade Federal do Acre (Ufac). Voluntário do Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica (Pivic) (2020-2022).

Nedy Bianca Medeiros de Albuquerque, Universidade Federal do Acre (Ufac)

Professora Associada 1, regime de dedicação exclusiva, lotada no Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Acre, associada da ANPUH AC/RO. Graduada em História pela Universidade Federal do Acre (1999) e em Direito pela União Educacional do Norte (2008). Mestra em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002). Doutora em História Social pela USP (2015) com o título A Cavalo dado não se olham os dentes: O Bolivian Syndicate e a questão do Acre na imprensa (1890 a 1909). É professora da Universidade Federal do Acre, com experiência na área de História, com ênfase em História Latino-Americana, História da Imprensa Brasileira, História Ambiental, História e Cultura Afro-Brasileira, História do Brasil, História da América e Metodologia Científica.

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Publicado

2023-03-21

Como Citar

Carvalho, L. N. A. de, Silva, K. F. A. da, & Albuquerque, N. B. M. de. (2023). LEI 12711/2012 NA UFAC: ESTUDO DO IMPACTO DAS AÇÕES AFIRMATIVAS ÉTNICO-RACIAIS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO E PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DO CCSD E CCBN DO CAMPUS SEDE ENTRE 2012 A 2020. Revista Em Favor De Igualdade Racial, 6(1), 67–78. https://doi.org/10.29327/269579.6.1-8

Edição

Seção

ARTIGOS