(RE)PENSANDO O PROTAGONISMO ORIGINÁRIO NA OBRA "FALAS DA TERRA, 2021"

Autores

  • Rafaela Oliveira Areal Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop)
  • Ana Laura De Morais Uba e Barbosa Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop)

DOI:

https://doi.org/10.29327/269579.6.1-15

Palavras-chave:

Povos originários;, cinematografia decolonial;, pluralidade

Resumo

Colaborando com a visibilidade social e acadêmica em torno de olhares originários, objetivando a  ampliação de debates em torno da ocupação de espaços da produção de audiovisual e cinema junto a sujeitos e comunidades Originárias, este trabalho apoia e almeja o rompimento de um tempo supostamente estático e primitivo que insiste em apagar e invalidar a pluralidade e auto inscrição dos povos originários que existem em territórios brasileiros que incansavelmente buscam visibilidade e efetivação de seus direitos e demandas do presente que ecoam pela existência autêntica, escuta mais sensível e memórias que transbordam o passado colonial, que por meio das “telas”demarcam a  mostra mais autêntica das experiências originárias na sociedade contemporânea, suas tradições e histórias de vidas no documentário “Falas da Terra” que em modo amplo conduzem o espectador a compreenderem a diversidade existente nas mais de 300 etnias originárias no Brasil e podem perceber a ampla percepção cultural e social destes povos, que estão sendo representados nas narrativas em primeira pessoa que integraliza o roteiro do documentário. 

Biografia do Autor

Rafaela Oliveira Areal, Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop)

Acadêmica do Curso de História na Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop). Voluntária no Projeto de Extensão (RE)Pensa Humanidade:  plataforma educacional à descolonização e suspensão desta humanidade, colaboradora do setor de Etnomídia.

Ana Laura De Morais Uba e Barbosa, Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop)

Graduada em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop). Acadêmica de mestrado no Programa de Pós-graduação em História da Ufop (PPGHIS/Ufop). Coorientadora do Projeto de Extensão (RE)Pensa Humanidade:  plataforma educacional à descolonização e suspensão desta humanidade.

Referências

FALAS DA TERRA. Direção: Antônia Prado. Brasil: Globoplay, 2021. (43 min.).

Downloads

Publicado

2023-03-21

Como Citar

Areal, R. O., & De Morais Uba e Barbosa, A. L. (2023). (RE)PENSANDO O PROTAGONISMO ORIGINÁRIO NA OBRA "FALAS DA TERRA, 2021". Revista Em Favor De Igualdade Racial, 6(1), 152–156. https://doi.org/10.29327/269579.6.1-15

Edição

Seção

RESENHAS