CORPOS NEGROS ENEGRECENDO TEATROS

Autores

  • Thalita Ferreira Arante de Almeida UFF

DOI:

https://doi.org/10.29327/269579.5.3-10

Palavras-chave:

Cia Clanm, Dança negra, Enegrecimento

Resumo

Como bailarina da Cia. Clanm de dança, participei da estreia do espetáculo “Manifesto Elekô” em abril de 2022, de onde saí com diversas reverberações, que inspiraram esta escrita. A Clanm é uma companhia de danças negras contemporâneas que, no espetáculo citado, se baseia no mito da sociedade matriarcal de Elekô, regida pela Orixá guerreira Obá, para refletimos sobre as vivências de mulheres negras na atualidade. A estreia do espetáculo, que contou com um público majoritariamente negro e feminino, foi seguida por um momento de debate entre plateia e companhia. A partir de temas abordados em tal evento, que caracterizo como uma “situação social” (GLUCKMAN, 2010), promovo reflexões sobre o termo “enegrecimento” com o apoio do texto de Silva (2011); sobre o enegrecimento de espaços artísticos e suas consequências, utilizando, principalmente, o texto de Kilomba (2019); e sobre o papel do compartilhamento de histórias de mulheres negras para a construção de uma subjetividade própria, a partir dos escritos de hooks (2019). Com o objetivo de compartilhar a minha vivência, enquanto artista negra envolvida no exercício do enegrecimento de espaços de produção de arte, elaboro essa prática escrita a partir de uma experiência corporal e emocional própria. Com isso, busco aprofundar as reflexões e questionamentos sobre a  ttemática do enegrecimento de espaços artísticos e seus frutos.

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Publicado

2022-11-20

Como Citar

Ferreira Arante de Almeida, T. (2022). CORPOS NEGROS ENEGRECENDO TEATROS. Revista Em Favor De Igualdade Racial, 5(3), 114–128. https://doi.org/10.29327/269579.5.3-10

Edição

Seção

ARTIGOS