PERSONAGENS NEGRAS NA HISTÓRIA E A CONSTRUÇÃO DA AUTOIMAGEM DAS E DOS AFRO-BRASILEIROS

DESCRIÇÃO E ANÁLISE DOS DADOS DA ENQUETE COM AS PROFESSORAS E OS PROFESSORES DA REDE DE ENSINO MUNICIPAL DE PESQUEIRA-PE

Autores

  • Thaysa Maria Braide de Moraes Cavalcante Instituto Federal de Pernambuco
  • Bartolomeu Cavalcanti de Oliveira Filho Instituto Federal de Pernambuco
  • Vinícius Galindo Feitosa de Farias Instituto Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.29327/269579.5.3-11

Palavras-chave:

História, Personagens negras, Autoimagem, Afro-brasileiros

Resumo

A elaboração do presente artigo se dá  em cumprimento de uma das etapas do projeto de pesquisa intitulado Personagens Negras na História e a Construção da Autoimagem das e dos Afro-brasileiros, que tem como problema a detecção se, nas aulas de História, das turmas do 6º ao 9º ano, do Ensino Fundamental, das Escolas da rede municipal de Pesqueira (PE) , personagens negras são trabalhadas, como são retratadas e qual o rebatimento dessa abordagem ou de sua ausência na construção da autoimagem das alunas e alunos afro-brasileiros. Isto se justifica pela necessidade de se compreender as práticas vivenciadas no ambiente escolar e despertar o interesse por práticas educacionais renovadas, que vivenciem a divulgação e a produção de conhecimentos, buscando formar atitudes, posturas e valores que eduquem a cidadã e o cidadão orgulhosos de seu pertencimento cultural e étnico-racial. O objetivo geral é analisar as práticas educacionais da disciplina História no tocante à abordagem de personagens negras e a relação dessas abordagens com a construção da autoimagem das alunas e alunos afro-brasileiros. O trabalho deveria ter sido desenvolvido através de uma pesquisa empírica, de cunho qualitativo, com procedimentos como observação de aulas e entrevistas. Entretanto, o momento pandêmico que atravessamos forçou-nos a buscar informações das e dos professores através de um questionário, remetido e recebido por correio eletrônico (E-mail). Este artigo se detém, primordialmente, na descrição e análise dos dados fornecidos pelas e pelos docentes.

Biografia do Autor

Thaysa Maria Braide de Moraes Cavalcante, Instituto Federal de Pernambuco

Mestre em Linguística Aplicada. Professora do Instituto Federal de Pernambuco - campus Pesqueira.

Bartolomeu Cavalcanti de Oliveira Filho, Instituto Federal de Pernambuco

Doutor em História pela Universidade Federal de Pernambuco. Professor Titular do Instituto Federal de Pernambuco - campus Pesqueira.  

Vinícius Galindo Feitosa de Farias, Instituto Federal de Pernambuco

Estudante do curso Técnico Integrado ao Médio em Edificações do Instituto Federal de Pernambuco e bolsista PIBIC-Técnico.

Referências

ALMEIDA, Silvio Luiz de. Racismo estrutural. São Paulo: Pólen, 2019 (Feminismos Plurais).

ASSIS, Dayane Nayara Conceição de. Corpos negros e representação social no Brasil: uma discussão de gênero e raça. Revista da ABPN • v. 9, n. 21 • nov. 2016 – fev. 2017, p.123-134. Disponível: file:///C:/Users/Ana%20L%C3%BAcia/Downloads/231-1-491-1-10-20170310.pdf

BARBUJANI, Guido. A invenção das raças: existem mesmo raças humanas? Diversidade e preconceito racial. Trad. Rodolfo Ilari, São Paulo: Contexto, 2007.

CAMPOS, Andrelino. Do quilombo à favela: a produção de “espaço criminalizado” no Rio de Janeiro. 4ª ed., Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2011.

GOMES, Flávio. Negros e política (1888-1937). Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2005 (Descobrindo o Brasil).

GUIMARÃES, Antonio Sérgio A. Preconceito racial: modos, temas e tempos. São Paulo: Cortez, 2008 (Coleção Preconceito; v. 6).

JURADO, Maria Teresa Ferreira. O que é racismo estrutural. Disponível: https://www.brasildedireitos.org.br/atualidades/o-que-racismo-estrutural?/noticias/488-o-que-racismo-estrutural.

LIMA, Gildete Rainha de e REZENDE, Alexandre Luiz Gonçalves de. Representações sociais da discriminação racial por adolescentes no contexto escolar. Anais do XVI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e III Congresso Internacional de Ciências do Esporte Salvador – Bahia – Brasil 20 a 25 de setembro de 2009. Disponível: http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/6227/1/EVENTO_Representa%C3%A7%C3%B5esSociaisDiscrimina%C3%A7%C3%A3o.pdf

MACEDO, José Rivair. História da África. São Paulo: Contexto, 2013.

MATTOSO, Kátia de Queirós. Ser escravo no Brasil. Trad. James Amado, São Paulo: Brasiliense, 2003.

MENDES, A. R; DOHMS, K. P.; LETTNIN, C. Et al. Autoimagem, autoestima e autoconceito: contribuições pessoais e profissionais na docência. IX ANPED SUL, Seminário de Pesquisa em Educação da região sul, 2012.

MENDES, Eunice e JUNQUEIRA, Luiz Augusto Costacurta. Comunicação sem medo. 7ª ed., São Paulo: Gente, 1999.

MOSCOVICI, Serge. A Representação Social da Psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.

MOSQUERA, Juan José Mouriño. Vida Adulta: personalidade e desenvolvimento. Porto Alegre: Sulina, 1978.

MOURA, Abdias. Sexo, nação e cor: ensaio sobre o preconceito. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2008.

MUNANGA, Kabengele. Racismo, Preconceito e Discriminação. 2ª ed., Brasília: 2005.

OLIVEIRA, Ivone Martins de. Preconceito e autoconceito: identidade e interação na sala de aula. 4ª ed., Campinas-SP: Papirus, 2005 (Coleção Magistério: Formação e trabalho pedagógico)

ORLANDI, E. P. Discurso, imaginário social e conhecimento. Em Aberto, Brasília, ano 14, n.61, jan./mar. 1994.

SCHWARCZ, Lília Moritz. Nem preto nem branco, muito pelo contrário: cor e raça na sociabilidade brasileira. São Paulo: Claro Enigma, 2012.

SCHWARCZ, Lília Moritz. O espetáculo das raças: cientistas, instituições e questões raciais no Brasil 1870 – 1930. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.

SOVIK, Liv. Aqui ninguém é branco. Rio de Janeiro: Aeroplano Editora, 2009.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro e SILVA, Edileuza Fernandes da. A escola mudou. Que mude a formação de professores. Campinas-SP: Papirus, 2010 (Coleção Magistério: Formação e trabalho pedagógico).

VISENTINI, Paulo Fagundes; RIBEIRO, Luiz Dario Teixeira e; PEREIRA, Analúcia Danilevicz. História da África e dos africanos. Petrópolis-RJ: Vozes, 2013.

Downloads

Publicado

2022-11-20

Como Citar

Braide de Moraes Cavalcante, T. M., Cavalcanti de Oliveira Filho, B., & Galindo Feitosa de Farias, V. . (2022). PERSONAGENS NEGRAS NA HISTÓRIA E A CONSTRUÇÃO DA AUTOIMAGEM DAS E DOS AFRO-BRASILEIROS: DESCRIÇÃO E ANÁLISE DOS DADOS DA ENQUETE COM AS PROFESSORAS E OS PROFESSORES DA REDE DE ENSINO MUNICIPAL DE PESQUEIRA-PE. Revista Em Favor De Igualdade Racial, 5(3), 129–144. https://doi.org/10.29327/269579.5.3-11

Edição

Seção

ARTIGOS