PERSONAGENS NEGRAS NA HISTÓRIA E A CONSTRUÇÃO DA AUTOIMAGEM DAS E DOS AFRO-BRASILEIROS
DESCRIÇÃO E ANÁLISE DOS DADOS DA ENQUETE COM AS PROFESSORAS E OS PROFESSORES DA REDE DE ENSINO MUNICIPAL DE PESQUEIRA-PE
DOI:
https://doi.org/10.29327/269579.5.3-11Palavras-chave:
História, Personagens negras, Autoimagem, Afro-brasileirosResumo
A elaboração do presente artigo se dá em cumprimento de uma das etapas do projeto de pesquisa intitulado Personagens Negras na História e a Construção da Autoimagem das e dos Afro-brasileiros, que tem como problema a detecção se, nas aulas de História, das turmas do 6º ao 9º ano, do Ensino Fundamental, das Escolas da rede municipal de Pesqueira (PE) , personagens negras são trabalhadas, como são retratadas e qual o rebatimento dessa abordagem ou de sua ausência na construção da autoimagem das alunas e alunos afro-brasileiros. Isto se justifica pela necessidade de se compreender as práticas vivenciadas no ambiente escolar e despertar o interesse por práticas educacionais renovadas, que vivenciem a divulgação e a produção de conhecimentos, buscando formar atitudes, posturas e valores que eduquem a cidadã e o cidadão orgulhosos de seu pertencimento cultural e étnico-racial. O objetivo geral é analisar as práticas educacionais da disciplina História no tocante à abordagem de personagens negras e a relação dessas abordagens com a construção da autoimagem das alunas e alunos afro-brasileiros. O trabalho deveria ter sido desenvolvido através de uma pesquisa empírica, de cunho qualitativo, com procedimentos como observação de aulas e entrevistas. Entretanto, o momento pandêmico que atravessamos forçou-nos a buscar informações das e dos professores através de um questionário, remetido e recebido por correio eletrônico (E-mail). Este artigo se detém, primordialmente, na descrição e análise dos dados fornecidos pelas e pelos docentes.
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