O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA NA ESCOLA MUNICIPAL CONRADO SARAIVA DE MOURA
DOI:
https://doi.org/10.29327/269579.5.3-2Palavras-chave:
Ensino de História, Educação antirracista, Cultura afro-brasileiraResumo
O presente artigo intitula-se o ensino de História e cultura afro-brasileira na escola municipal Conrado Saraiva de Moura, com isso salienta-se que este trabalho, lidou diretamente com as questões do ensino de História e da cultura afro brasileira que são temas complexos e bastante atuais. Além disso, esta pesquisa possuiu como recorte espacial a escola municipal Conrado Saraiva de Moura localizada na Zona Rural de Nossa Senhora de Nazaré, PI. Já o que nos levou a desenvolvermos este estudo, foi principalmente compreender como esta se dando a efetivação da lei 10.639/03, nesta escola pública. Sobre os objetivos que nortearam este trabalho, cita-se contextualizar a trajetória educacional dos negros no Brasil, destacar a relevância do movimento negro, identificar como é aplicada a lei na escola e investigar se haviam atividades extracurriculares referentes ao tema pesquisado. Metodologicamente falando este artigo, utilizou-se de uma pesquisa de caráter bibliográfico, utilizando obras de autores consagrados e realizou-se uma pesquisa de campo com aplicação de questionários. Nesta perspectiva, ressalta-se que os referenciais teóricos desse trabalho, foi baseado em autores, como Cruz (2005), Fernandes (2008) e Pereira (2010). Com relação aos resultados obtidos neste artigo, pontua-se que na escola municipal Conrado Saraiva de Moura o ensino de História e cultura afro-brasileira, ainda é considerado um grande desafio e problema a serem enfrentados pelos professores, alunos e a equipe da escola.
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