CONSCIÊNCIA NEGRA ATRAVÉS DA LINGUAGEM ICONOGRÁFICA NO ENSINO DE HISTÓRIA

Autores

  • Francisca Cibele da Silva Gomes Universidade Federal do Piauí (UFPI)
  • Evaniele Pereira Lages Universidade Estadual do Piauí (Uespi)
  • Elida Maria Dias Pereira Universidade Estadual do Piauí (Uespi)

DOI:

https://doi.org/10.29327/269579.6.1-4

Palavras-chave:

Barras-PI, Consciência Negra, Linguagem Iconográfica

Resumo

Este artigo, intitulado Consciência Negra Através da Linguagem Iconográfica no Ensino de História, é o resultado do Projeto Consciência Negra através da Linguagem Iconográfica, que surgiu por meio da análise das atividades realizadas pelos discentes das turmas de 7º, 8º e 9º ano da Escola Municipal Desembargador Arimathéia Tito, localizada em Barras-Piauí, em 2019. O presente estudo aborda a importância de se utilizar um ensino dinâmico através das representações iconográficas no ensino de História, com o intuito de refletir e pensar criticamente sobre o dia alusivo à Consciência Negra e a importância de combater o racismo e reconhecer a identidade étnico-racial brasileira. A metodologia teve como proposta o trabalho com a linguagem iconográfica como representação do olhar do alunado sobre a luta contra o preconceito e o significado do Dia da Consciência Negra como símbolo de ampliação de espaço para discutir e promover o combate à marginalização do negro no meio social, cultural e histórico, estabelecendo um diálogo com obras que abordam o tema como artigos e livros encontrados em sites de busca. O referencial teórico utilizado aborda o Ensino de História, Linguagem Iconográfica e o Dia da Consciência Negra, sendo que a principal referência foi a obra O uso da imagem no ensino de História, da autora Valesca Giorgiano Litz (2009). É notável que o Ensino de História voltado para a iconografia do negro contribui para a formação dos alunos, enriquecendo o contexto em que estão inseridos, dentro ou fora do ambiente escolar, social e familiar, pois o aluno passa a ter um pensamento crítico sobre os fatos estudados por meio de uma visão autônoma no que tange à identidade étnico-racial brasileira, fugindo da memorização de conteúdos.

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Biografia do Autor

Francisca Cibele da Silva Gomes, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Graduada em História pela Universidade Estadual do Piauí (Uespi). Acadêmica o Curso de Pedagogia na Universidade Federal do Piauí (UFPI).

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Publicado

2023-03-21

Como Citar

Gomes, F. C. da S., Lages, E. P., & Pereira, E. M. D. (2023). CONSCIÊNCIA NEGRA ATRAVÉS DA LINGUAGEM ICONOGRÁFICA NO ENSINO DE HISTÓRIA. Revista Em Favor De Igualdade Racial, 6(1), 18–27. https://doi.org/10.29327/269579.6.1-4

Edição

Seção

ARTIGOS