CONSCIÊNCIA NEGRA ATRAVÉS DA LINGUAGEM ICONOGRÁFICA NO ENSINO DE HISTÓRIA

Autores

  • Francisca Cibele da Silva Gomes Universidade Federal do Piauí (UFPI)
  • Evaniele Pereira Lages Universidade Estadual do Piauí (Uespi)
  • Elida Maria Dias Pereira Universidade Estadual do Piauí (Uespi)

DOI:

https://doi.org/10.29327/269579.6.1-4

Palavras-chave:

Barras-PI, Consciência Negra, Linguagem Iconográfica

Resumo

Este artigo, intitulado Consciência Negra Através da Linguagem Iconográfica no Ensino de História, é o resultado do Projeto Consciência Negra através da Linguagem Iconográfica, que surgiu por meio da análise das atividades realizadas pelos discentes das turmas de 7º, 8º e 9º ano da Escola Municipal Desembargador Arimathéia Tito, localizada em Barras-Piauí, em 2019. O presente estudo aborda a importância de se utilizar um ensino dinâmico através das representações iconográficas no ensino de História, com o intuito de refletir e pensar criticamente sobre o dia alusivo à Consciência Negra e a importância de combater o racismo e reconhecer a identidade étnico-racial brasileira. A metodologia teve como proposta o trabalho com a linguagem iconográfica como representação do olhar do alunado sobre a luta contra o preconceito e o significado do Dia da Consciência Negra como símbolo de ampliação de espaço para discutir e promover o combate à marginalização do negro no meio social, cultural e histórico, estabelecendo um diálogo com obras que abordam o tema como artigos e livros encontrados em sites de busca. O referencial teórico utilizado aborda o Ensino de História, Linguagem Iconográfica e o Dia da Consciência Negra, sendo que a principal referência foi a obra O uso da imagem no ensino de História, da autora Valesca Giorgiano Litz (2009). É notável que o Ensino de História voltado para a iconografia do negro contribui para a formação dos alunos, enriquecendo o contexto em que estão inseridos, dentro ou fora do ambiente escolar, social e familiar, pois o aluno passa a ter um pensamento crítico sobre os fatos estudados por meio de uma visão autônoma no que tange à identidade étnico-racial brasileira, fugindo da memorização de conteúdos.

Biografia do Autor

Francisca Cibele da Silva Gomes, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Graduada em História pela Universidade Estadual do Piauí (Uespi). Acadêmica o Curso de Pedagogia na Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Referências

AMORIM, Roseane Maria de; SILVA, Cíntia Gomes da. O uso das imagens no ensino de História: reflexões sobre o uso e a interpretação das imagens dos povos indígenas. História & ensino, Londrina, v. 22, n.2, p. 165-187, jul./dez.2016. Disponível em: < file:///C:/Users/Cibele%20Gomes/Downloads/26263-127575-1-PB.pdf >. Acesso em: 21 abril 2019.

GUEDES, Silmara Regina; MENEGAZZO, Maria Fatima. A utilização de imagens no ensino da história e sua contribuição para a construção de conhecimento. Reltr. Inov. Tecnol., Medianeira, v. 8, n. 17, 2017. Disponível em: < https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/download/4724/pdf >. Acesso em: 21 abril 2019.

LITZ, Valesca Giordano. O uso da imagem no ensino de História. Universidade Federal do Paraná, Curitiba: 2009. Disponível em: < http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/port als/pde/arquivos/1402-6.pdf >. Acesso em: 21 abril 2019.

MATOS, Sandra Maria Nascimento. A efetividade em favor da inclusão escolar. Anais CIC. v.9.n 18, 2008. Disponível em: < https://cic.unifio.edu.br/anaisCIC/anais2014/pdf/psi009.pdf>. Acessado em: 22 maio 2022.

OLIVEIRA, Ilza Maria Ribeiro Bonacin. O uso de fontes iconográficas para ensinar história antiga aos alunos do 6º ano. Artigos. Cadernos PDF.vol.1. Paraná, 2016.disponivel em: < http://www.diaadiaeducação.pv.gov.br/prtals/cadernospdfe/pdebusca/produções_pde/2016/_artigo_hist_uenp_ilzamariaribeirobonacindeoliveira.pdf >.acesso em:26 mar 2019.

OLIVEIRA, Regina Soares de et. Al. História. CANO, Márcio Rogério de Oliveira (coord.) São Paulo: Blucher, 2012. (Coleção a reflexão e a prática no ensino; 6).

PINSKY, Jaime & PINSKY, Carla Bassanezi. Por uma História prazerosa e consequente.

In: KARNAL, Leandro (org.) História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. 6.ed.

São Paulo: Contexto, 2010, pp. 17-36.

RÜSEN, Jörn. História Viva: Teoria da História III: formas e funções do conhecimento

histórico. Brasília: UNB, 2010.NAPOLITANO, M. Como usar o cinema na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2006.

SANTAELLA, Lúcia; NOTH, WINFRIED. Imagem: cognição, semiótica, mídia. São Paulo:Iluminuras,1988.

Downloads

Publicado

2023-03-21

Como Citar

Gomes, F. C. da S., Lages, E. P., & Pereira, E. M. D. (2023). CONSCIÊNCIA NEGRA ATRAVÉS DA LINGUAGEM ICONOGRÁFICA NO ENSINO DE HISTÓRIA. Revista Em Favor De Igualdade Racial, 6(1), 18–27. https://doi.org/10.29327/269579.6.1-4

Edição

Seção

ARTIGOS