ENSINANDO HISTÓRIA ATRAVÉS DE CORDEL NA EDUCAÇÃO BÁSICA

A ESCRAVIZAÇÃO DE GENTES AFRICANAS NO BRASIL COLONIAL

Autores

  • José Ferreira Júnior Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

DOI:

https://doi.org/10.29327/269579.6.1-7

Palavras-chave:

Ensino de História, Cordel, Escravização

Resumo

Este texto, que decorre de uma abordagem qualitativa, mediante uma revisão bibliográfica, discute a escravização de gentes africanas no Brasil colonial, quando da implantação da plantation açucareira, logo depois da expedição colonizadora de Martim Afonso de Souza, em 1530. Mostra-se, enquanto metodologia, o uso do cordel como ferramenta pedagógica no ensino de História na Educação Básica. Objetiva-se diversificar a prática pedagógica, trazendo elemento que se faz presente no cotidiano do alunado. Justifica-se em virtude de buscar transformar dessa forma, o ensino de História perpassado de sentido para quem se destina, uma vez que, por grande parte do alunado da Educação Básica, há o entendimento de serem as aulas de História algo a ser cumprindo somente por imposição curricular.  São usados, como referencial bibliográfico, autores que tratam da temática escravização de gentes africanas no Brasil, seja de maneira exclusiva ou pontualmente em seus escritos. O cordel utilizado foi escrito previamente, expostas suas estrofes, isoladas ou agrupadas, e comentados os seus conteúdos.

Biografia do Autor

José Ferreira Júnior, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Professor na Autarquia Educacional de Serra Talhada (AESET). Doutor em Ciências em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Mestre em Ensino de História pela Universidade Regional do Cariri (Urca). Graduado em pela Faculdade de Formação de Professores em Serra Talhada.

Referências

ALENCASTRO, Felipe. África, números do tráfico atlântico. In.: SCHWARCZ, Lilia M; GOMES, Flávio (orgs.). Dicionário da escravidão e liberdade. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.

CANDAU, Vera M. Rumo a uma nova didática. Petrópolis. Vozes. 2013.

FAUSTO, Boris. História concisa do Brasil. São Paulo. 2004.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à pratica educativa. Rio de Janeiro. Paz e Terra. 2012.

GRINBERG, Keila. Castigos físicos e legislação. In.: SCHWARCZ, Lilia M; GOMES, Flávio (orgs.). Dicionário da escravidão e liberdade. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.

HALEY, Alex. Negras raízes. São Paulo. Círculo do Livro. 1976.

MAESTRI, Mário. Uma história do Brasil: colônia. São Paulo. Contexto. 1997.

MOURA, Clóvis. Sociologia do negro brasileiro. São Paulo. Ática. 1988.

MOURA, Clóvis. Quilombo, resistência ao escravismo. São Paulo. Ática. 1993.

MATTOSO, Kátia M de Q. Ser escravo no Brasil. São Paulo. Brasiliense. 2001.

REIS, João J; GOMES, Flávio dos S. Liberdade por um fio: história dos quilombos no Brasil. São Paulo. Claro Enigma. 2012.

SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. São Paulo. Autores Associados. 2019.

SCHWARTZ, Stuart B. Escravidão indígena e o início da escravidão africana. In.: SCHWARCZ, Lilia; GOMES, Flávio (Orgs.). Dicionário da escravidão e liberdade. São Paulo: Companhia das Letras, 2018, p. 216.

SCHWARCZ, Lilia; STARLING, Heloísa M. Brasil: Uma Biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

SOUZA, Laura O C de. Quilombos: identidade e história. Rio de Janeiro. Nova Fronteira. 2012.

WEBER, Max. Economia e sociedade. Brasília. UNB. 2010.

Downloads

Publicado

2023-03-21

Como Citar

Ferreira Júnior, J. (2023). ENSINANDO HISTÓRIA ATRAVÉS DE CORDEL NA EDUCAÇÃO BÁSICA: A ESCRAVIZAÇÃO DE GENTES AFRICANAS NO BRASIL COLONIAL. Revista Em Favor De Igualdade Racial, 6(1), 52–66. https://doi.org/10.29327/269579.6.1-7

Edição

Seção

ARTIGOS