DECOLONIALIDADE E EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA

INTERSECÇÕES E APROXIMAÇÕES

Autores

  • Mariane Pizarro de Souza Unesp/Araraquara
  • Paulo Rennes Marçal Ribeiro Unesp
  • Claudete de Sousa Nogueira

DOI:

https://doi.org/10.29327/269579.5.3-8

Palavras-chave:

Decolonialidade, Educação antirracista, Educação decolonial

Resumo

O grupo de estudos venezuelano modernidad/colonialidad possui o objetivo de pesquisar e denunciar como as relações de poder presentes na América Latina são perpassadas pelas heranças culturais, econômicas, políticas e epistemológicas do período da colonização, como a racialização dos povos não-europeus, por exemplo. A partir disso, os pesquisadores propõem pensar uma nova perspectiva de estudos: a decolonial, a qual visa construir e reconhecer saberes das comunidades subalternizadas, combatendo a lógica racista e colonial que ainda impera na América. Considerando o contexto supracitado, este trabalho pretende discutir, por meio de uma revisão bibliográfica, as aproximações e interseções entre a educação decolonial e antirracista e sua importância para a educação brasileira, através de autores como Quijano (2015), Walsh (2009), Maldonado-Torres (2007), Candau (2016), Mota (2021), Oliveira (2016), Nascimento (2021), entre outros. A educação antirracista e decolonial visa combater o preconceito racial e valorizar as culturas negras e afro-brasileiras, ao defender a promoção de sistema educacional que aborde as epistemologias e conhecimentos negros nas escolas.

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Publicado

2022-11-20

Como Citar

Pizarro de Souza, M., Rennes Marçal Ribeiro, P., & de Sousa Nogueira, C. (2022). DECOLONIALIDADE E EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA: INTERSECÇÕES E APROXIMAÇÕES. Revista Em Favor De Igualdade Racial, 5(3), 88–98. https://doi.org/10.29327/269579.5.3-8

Edição

Seção

ARTIGOS