DECOLONIALIDADE E EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA
INTERSECÇÕES E APROXIMAÇÕES
DOI:
https://doi.org/10.29327/269579.5.3-8Palavras-chave:
Decolonialidade, Educação antirracista, Educação decolonialResumo
O grupo de estudos venezuelano modernidad/colonialidad possui o objetivo de pesquisar e denunciar como as relações de poder presentes na América Latina são perpassadas pelas heranças culturais, econômicas, políticas e epistemológicas do período da colonização, como a racialização dos povos não-europeus, por exemplo. A partir disso, os pesquisadores propõem pensar uma nova perspectiva de estudos: a decolonial, a qual visa construir e reconhecer saberes das comunidades subalternizadas, combatendo a lógica racista e colonial que ainda impera na América. Considerando o contexto supracitado, este trabalho pretende discutir, por meio de uma revisão bibliográfica, as aproximações e interseções entre a educação decolonial e antirracista e sua importância para a educação brasileira, através de autores como Quijano (2015), Walsh (2009), Maldonado-Torres (2007), Candau (2016), Mota (2021), Oliveira (2016), Nascimento (2021), entre outros. A educação antirracista e decolonial visa combater o preconceito racial e valorizar as culturas negras e afro-brasileiras, ao defender a promoção de sistema educacional que aborde as epistemologias e conhecimentos negros nas escolas.
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Copyright (c) 2022 Mariane Pizarro de Souza, Paulo Rennes Marçal Ribeiro, Claudete de Sousa Nogueira
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