COMUNIDADE QUILOMBOLA DE IGARAPÉ PRETO NO PARÁ

HISTÓRIA E TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS

Autores

  • Waldemar Borges de Oliveira Júnior Universidade Federal do Pará
  • Raimundo Arnaud Martins Prefeitura Municipal de Baião no Pará

DOI:

https://doi.org/10.29327/269579.5.2-3

Resumo

O objetivo do estudo foi de analisar a história e transformações sociais, na comunidade quilombola de Igarapé Preto, localizado no Município de Baião-PA, ressaltando, sua identidade quilombola, suas manifestações culturais e religiosas e suas transformações econômicas. Como metodologia, adotou-se pesquisas bibliográficas em periódicos qualificados, dissertações de mestrado e teses de doutorado, assim como em livros, realizou-se ainda entrevista semiestruturada com moradores da comunidade para consubstanciar o objeto da pesquisa. Foi possível evidenciar que a comunidade de Igarapé Preto tem passado por muitas transformações na economia, na cultura, na religião e no modo de vida de seus membros. A pesquisa demonstrou, que atualmente as mudanças são visíveis aos olhos dos moradores da vila de Igarapé-Preto, assim embora as mudanças venham ocorrendo de forma gradativa, ainda há muito a ser feito, mas a comunidade organizada vem lutando para alcançar os ideais almejados pela população. Pode observar que a comunidade de quilombola de Igarapé-Preto conseguiu, a partir de lendas e histórias, preservar sua imagem e agora é preciso que não deixemos toda esta riqueza cultural se perder. É necessário que sejam feitas parcerias entre entidades públicas e as comunidades, entre cidadãos, para que a história possa continuar a ser narrada.

Biografia do Autor

Raimundo Arnaud Martins, Prefeitura Municipal de Baião no Pará

Professor de História da Prefeitura Municipal de Baião no Pará

Referências

ALMEIDA, A. W. B. Terras de Quilombo, Terras Indígenas, “Babaçuais Livres”, “Castanhais do Povo”, Faxinais e Fundos de Pasto: Terras Tradicionalmente Ocupadas. Manaus: PPGSCA-UFAM, 2006.

BRASIL. Lei nº 11.346, de 15 de setembro de 2006. Cria o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – SISAN com vistas em assegurar o direito humano à alimentação adequada e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 18 set. 2006.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. 27. ed. Brasília: Câmara dos Deputados, 2007a.

BRONDÍZIO, E.; NEVES, W. A. Populações caboclas do estuário do Amazonas: a percepção

CLAVAL, Paul. A geografia cultural. Florianópolis: Editora da UFSC, 1999.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5.ed. São Paulo: Atlas, 1999.

GONÇALVES, Dilza. A memória na construção de identidades étnicas: um estudo sobre as relações entre “alemães” e “negros” em Canguçu. 2008. 146p. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

MOURA, C. Dialética radical do Brasil negro. São Paulo: Anita, 2007

MUNANGA, Kabengele; GOMES, Nilma Lino. O Negro no Brasil de Hoje. São Paulo, Editora Global, 2006.

OLIVEIRA, Pedro Ribeiro de. Religião e dominação de classe. Petrópolis: Vozes, 1985.

OLIVEIRA, Rachel. Projeto Vida e História das Comunidades Remanescentes de Quilombos no Brasil: um ensaio de ações afirmativas. In: Educação e ações afirmativas: entre a injustiça simbólica e a injustiça econômica. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2003.

RATTS, Alecsandro J. P. (Re)conhecer quilombos no território brasileiro. In: FONSECA, Maria de Nazareth Soares (Org.) Brasil afro¬brasileiro. Belo Horizonte, Autêntica, 2001.

SILVA, D. O.; GUERRERO, A. F. H.; GUERRERO, C. H.; TOLEDO, L. M. A rede de causalidade da insegurança alimentar e nutricionalde comunidades quilombolas com a construção da rodovia BR-163, Pará, Brasil. Revista de Nutrição, Campinas, v. 21, supl., p.83s-87s, 2008.

SILVA, Joseane Maia Santos. Comunidades quilombolas, suas lutas, sonhos e utopias. Centro de Estudos Superiores de Caxias¬ UEMA. 2008. Disponível em: http://www.palmares.gov.br/sites/000/2/download/artigo-cqlutassu.pdf. Acesso em: 12 de janeiro de 2019.

Downloads

Publicado

2022-07-25

Como Citar

Borges de Oliveira Júnior, W., & Martins, R. A. (2022). COMUNIDADE QUILOMBOLA DE IGARAPÉ PRETO NO PARÁ: HISTÓRIA E TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS. Revista Em Favor De Igualdade Racial, 5(02), 15–29. https://doi.org/10.29327/269579.5.2-3