ANTES DO PROGRAMA BOLSA PERMANÊNCIA (2009-2013)

OS DESAFIOS ENFRENTADOS E AS ESTRATÉGIAS ADOTADAS POR ESTUDANTES INDÍGENAS DA LICENCIATURA FIEI

Autores

  • Amanda Jardim Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.29327/269579.5.2-9

Palavras-chave:

Acadêmicos indígenas, UFMG, Licenciatura FIEI

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar narrativas elaboradas por dois estudantes xakriabá egressos da licenciatura FIEI (Formação Intercultural para Educadores Indígenas) sobre suas trajetórias acadêmicas na UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Tomando como base suas considerações sobre os desafios enfrentados e estratégias adotadas pelos estudantes indígenas a partir do ingresso no meio acadêmico, trago reflexões para discutir como tem sido percebida a presença indígena na Universidade. Ressalto que os relatos devem ser recebidos partindo do contexto específico em que foram elaborados: quando o Programa Bolsa Permanência (MEC) ainda não havia entrado em vigor.

Biografia do Autor

Amanda Jardim, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Mestranda em Antropologia pela UFMG. Bolsista Capes.

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Publicado

2022-07-25

Como Citar

Jardim, A. (2022). ANTES DO PROGRAMA BOLSA PERMANÊNCIA (2009-2013): OS DESAFIOS ENFRENTADOS E AS ESTRATÉGIAS ADOTADAS POR ESTUDANTES INDÍGENAS DA LICENCIATURA FIEI. Revista Em Favor De Igualdade Racial, 5(02), 96–111. https://doi.org/10.29327/269579.5.2-9