RELAÇÕES DE RAÇA E GÊNERO NA ESCOLA

ESCREVIVÊNCIAS DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA

Autores

  • Vaneza Oliveira de Souza Secretaria de Educação do Estado da Bahia
  • Carmélia Aparecida Silva Miranda Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.29327/269579.5.2-8

Palavras-chave:

Raça e gênero, Escrevivências, Práticas pedagógicas

Resumo

Este texto tem como objetivo compreender as contribuições de uma prática pedagógica desenvolvida em parceria com estudantes de Ensino Médio e mulheres negras da cidade de Iraquara Bahia, que teve como base o estudo das relações de raça e gênero em suas experiências. O trabalho foi realizado a partir de pesquisa sobre mulheres negras consideradas referências para estudantes de uma escola de Ensino Médio cujas narrativas, centradas em suas histórias de vida, foram analisadas a partir do conceito de Escrevivência, de Conceição Evaristo (2005). Tomamos a escrevivência como inspiração teórico-metodológica em que a realidade vivida, experienciada e refletida é narrada pelas colaboradoras e comunicadas pelas escrevivências da professora-pesquisadora como mulher negra, entrecruzando movimentos de vida, docência e pesquisa. Nosso diálogo teórico está pautado em Evaristo (2005), hooks (2017), Carneiro (2001), e outras/os autoras/es. Os resultados apontaram que a experiência pedagógica narrada contribuiu para dar visibilidade aos diálogos sobre relações de raça e gênero e aos saberes da cultura local, através da pluralidade de experiências das mulheres negras de Iraquara, colocando em pauta no espaço escolar conhecimentos não hegemônicos ao mesmo tempo em que possibilitou aos/às estudantes assumir protagonismo como construtores/as de seu processo de aprendizagem.  

Biografia do Autor

Vaneza Oliveira de Souza, Secretaria de Educação do Estado da Bahia

Mestra em Educação e Diversidade pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb). Graduada em Letras, Língua Inglesa e Literaturas pela Uneb. Graduada em Pedagogia pela Universidade Pitágoras Unopar. Professora da Educação Básica na Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC/BA).

Carmélia Aparecida Silva Miranda, Universidade do Estado da Bahia

Pós-Doutora em História (Universidade de Lisboa), Portugal.  Doutora em História Social (PUC). Mestre em História Social (PUC). Graduada em História (UCSAL). Professora permanente do Mestrado Profissional em Educação e Diversidade da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Coordenadora do grupo de estudos em Hístória e Cultura Afro-brasileira (GEHAFRO). Coordenadora do Laboratório de História e Cultura Afro-Brasileira e Currículo Mariinha Rodrigues (LahAfro). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Formação na Educação Básica e Superior (DIFEBA-UNEB). E-mail: cmiranda@uneb.br; Telefone (71)99282-9683. Endereço: Avenida Salvador, 234-Centro

CEP: 48.970.000, Senhor do Bonfim – BA, Brasil.

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Publicado

2022-07-25

Como Citar

Oliveira de Souza, V., & Aparecida Silva Miranda, C. . (2022). RELAÇÕES DE RAÇA E GÊNERO NA ESCOLA: ESCREVIVÊNCIAS DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA . Revista Em Favor De Igualdade Racial, 5(02), 80–95. https://doi.org/10.29327/269579.5.2-8