RELAÇÕES DE RAÇA E GÊNERO NA ESCOLA
ESCREVIVÊNCIAS DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.29327/269579.5.2-8Palavras-chave:
Raça e gênero, Escrevivências, Práticas pedagógicasResumo
Este texto tem como objetivo compreender as contribuições de uma prática pedagógica desenvolvida em parceria com estudantes de Ensino Médio e mulheres negras da cidade de Iraquara Bahia, que teve como base o estudo das relações de raça e gênero em suas experiências. O trabalho foi realizado a partir de pesquisa sobre mulheres negras consideradas referências para estudantes de uma escola de Ensino Médio cujas narrativas, centradas em suas histórias de vida, foram analisadas a partir do conceito de Escrevivência, de Conceição Evaristo (2005). Tomamos a escrevivência como inspiração teórico-metodológica em que a realidade vivida, experienciada e refletida é narrada pelas colaboradoras e comunicadas pelas escrevivências da professora-pesquisadora como mulher negra, entrecruzando movimentos de vida, docência e pesquisa. Nosso diálogo teórico está pautado em Evaristo (2005), hooks (2017), Carneiro (2001), e outras/os autoras/es. Os resultados apontaram que a experiência pedagógica narrada contribuiu para dar visibilidade aos diálogos sobre relações de raça e gênero e aos saberes da cultura local, através da pluralidade de experiências das mulheres negras de Iraquara, colocando em pauta no espaço escolar conhecimentos não hegemônicos ao mesmo tempo em que possibilitou aos/às estudantes assumir protagonismo como construtores/as de seu processo de aprendizagem.
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