AÇÕES AFIRMATIVAS EM PROCESSOS SELETIVOS NO AMBIENTE CORPORATIVO
DOI:
https://doi.org/10.29327/269579.5.1-14Palavras-chave:
Processos Seletivos, Direito, Ações afirmativasResumo
O presente artigo tem por objetivo fazer um retrospecto histórico sobre a desigualdade de acesso à educação e as consequências econômicas e sociais que derivam dessas determinantes. Além disso, apresentar as ações afirmativas de empresas privadas para a contratação de negros e pardos, sendo analisadas através da ótica do direito, sob este enfoque.
Referências
ALMEIDA, Silvio. Racismo estrutural. Pólen Produção Editorial LTDA, 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria normativa, nº 13, de 11/05/2016, que "Dispõe sobre a indução de Ações Afirmativas na Pós-Graduação”.
FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas. Bahia: Editora Edufba, 2008
FERNANDES, Florestan. A integração do negro na sociedade de classes, vol. 2. Globo livros, 2013.
GROPPO, Luís Antonio; MARTINS, Marcos Francisco. Introdução à pesquisa em educação. São Paulo, SP: Biscalchin, 2006.
SILVA, W. H. da. O mito da democracia racial: um debate marxista sobre raça, classe e identidade. São Paulo: Sundermann, 2016.
MARX, K. Crítica do Programa de Gotha. São Paulo: Boitempo, 2012.
MARX, K. O Capital: crítica da economia política: Livro I: o processo de produção do capital. São Paulo: Boitempo, 2013.
MOCELIN, Cassia Engres. Uma análise marxiana da política de cotas no ensino superior público brasileiro. Revista Katálysis, v. 23, n. 1, p. 101-110, 2020.
MUNANGA, Kabengele; GOMES, Nilma Lino. Para entender o negro no Brasil de hoje: história, realidades, problemas e caminhos. São Paulo: Global, v. 118, 2004.
PONCE, Aníbal. Educação e luta de classes. Trad. de José Severo de Camargo Pereira. 17ª edição. São Paulo: Cortez, 2000.
SILVERIO, Valter Roberto. Marcas da diferença no ensino escolar. São Carlos: EdUFSCar, 2014 p. 113-156.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Aparecida do Carmo Fernandes Cheroti, Marcelo De Chiacchio Guimaraes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.