EU RESPEITO O SEU AMÉM, MAS VOCÊ RESPEITA O MEU AXÉ? A PRESENÇA (DES)OCULTA DO RACISMO RELIGIOSO NAS ESCOLAS

Autores

  • Maritana Drescher da Cruz Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Letícia Fernandes Ivanike de Almeida

DOI:

https://doi.org/10.29327/269579.5.2-7

Palavras-chave:

Racismo religioso, Ensino Religioso, Preconceito religioso

Resumo

Neste estudo, buscamos refletir sobre racismo religioso no ambiente escolar, a disseminação do preconceito em relação às religiões de matriz africana e o papel da disciplina de Ensino Religioso para uma construção de cultura de paz, embasada no conhecimento e no respeito à diversidade religiosa. Entendemos que há inúmeros ecos do preconceito religioso que afloram nas falas, constantemente influenciadas pelo senso comum, de discentes, e por vezes docentes, a respeito das religiões de matriz africana. Nosso papel aqui é, no entanto, questionar sobre a segurança, em todos os aspectos, de discentes que pertencem a essas matrizes religiosas, sobretudo a Umbanda e o Candomblé. No ambiente escolar, são inúmeros os discentes que são submetidos à violência simbólica de seus pares durante a sua experiência escolar. A sociedade brasileira como um todo e, em particular a escola, precisa trabalhar a diversidade cultural e humana dentro de uma radicalidade pedagógica que propicie um espaço no qual todos e todas se reconheçam e se respeitem mútua e incondicionalmente nas suas etnopluralidades.

 

Biografia do Autor

Maritana Drescher da Cruz, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná - UFPR (2020-Atual). Mestra em Educação pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2018).

Referências

REFERÊNCIAS

BRASIL. Presidência da República. Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB Lei nº 9.394. Promulgada em de 20 de dezembro 1996.

BRASIL. Presidência da República. Lei n. 10.639, de 9 de janeiro de 2003.

BRASIL. Presidência da República. Lei n. 11.645, de 10 de março de 2008.

CAMARA, Michele Januário e MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa. Reflexões sobre currículo e identidade: implicações para a prática pedagógica. In Multiculturalismo, Diferenças Culturais e Práticas Pedagógicas. Antônio Flávio Moreira, Vera Maria Candau (org.). Petrópolis : Editora Vozes,2008.

CANDAU, Vera Maria .Multiculturalismo e educação: desafios para a prática pedagógica. In Multiculturalismo, Diferenças Culturais e Práticas Pedagógicas. Antônio Flávio Moreira, Vera Maria Candau (org.) Petrópolis : Editora Vozes,2008.

CAPUTO, Stela Guedes. Ogan, adósu, òjè, ègbómi e ekedi O candomblé também está na escola. Mas como ?. In Multiculturalismo, Diferenças Culturais e Práticas Pedagógicas. Antônio Flávio Moreira, Vera Maria Candau (org.). Petrópolis : Editora Vozes,2008.

DUSCHATZKY, Silvia; SKLIAR, Carlos. Os nomes dos outros. Reflexões sobre os Usos Escolares da Diversidade. Educação e realidade, v. 25, n.2, 2000. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/46855/29145>. Acesso em: 10 set. 2018.

SEED. Diretrizes Curriculares da educação Básica - Ensino Religioso. Secretaria de Estado da educação no Paraná. Departamento de educação básica .SEED –PR 2008.

ECKERT, Cornelia; ROCHA, Ana Luiza Carvalho da . Etnografia: saberes e práticas. In: PINTO, Céli Regina Jardim; GUAZZELLI, César Augusto Barcellos. (Org.). Ciências Humanas: pesquisa e método. Porto Alegre: Editora da Universidade, 2008.

SEED. Educando para as Relações Étnicos Raciais II. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência de Educação. Diretoria de Políticas e Programas Educacionais. Coordenação de Desafios Educacionais Contemporâneos. Curitiba: SEED Pr. 2008. 208 p. (Cadernos temáticos dos desafios educacionais contemporâneos, 5)

GOMES, Nilma Lino. A questão racial na escola: desafios colocados pela implementação da lei 10.639/03. In Multiculturalismo, Diferenças Culturais e Práticas Pedagógicas. Antônio Flávio Moreira, Vera Maria Candau (org.). Petrópolis : Editora Vozes,2008.

HERMANN, Jacqueline. História das religiões e religiosidades. In Domínios da História: ensaios de teoria e metodologia/ Ciro Flamarion Cardoso, Ronaldo Vainfas (org.). Rio de Janeiro: Elsevier, 1997.

NETO. Edgard Ferreira. História e Etnia. In Domínios da História: ensaios de teoria e metodologia/ Ciro Flamarion Cardoso, Ronaldo Vainfas (org.). Rio de Janeiro: Elsevier, 1997.

NOGUEIRA. Sidnei. Intolerância religiosa. São Paulo : Sueli Carneiro ; Pólen, 2020.160 p. (Feminismos Plurais / coordenação de Djamila Ribeiro)

MUNANGA, Kabengele. Uma abordagem conceitual das noções de raça, racismo, identidade e etnia. Disponível em: < https://www.geledes.org.br/wp-content/uploads/2014/04/Uma-abordagem-conceitual-das-nocoes-de-raca-racismo-dentidade-e-etnia.pdf> Acesso em 20 mar. 2020.

PORTO. Liliana. O ensino da História e cultura afro-brasileiras e a temática religiosa: Dilemas enfrentados na aplicação da lei n° 10.639/03. Curso de especialização das relações étnico- raciais NEAB/UFPR.2014.

RIBEIRO.Djamila. Lugar de fala. São Paulo: Sueli Carneiro; Pólen, 2020. 1 p. 111 ,(Feminismos Plurais / coordenação de Djamila Ribeiro)

Downloads

Publicado

2022-07-25

Como Citar

Drescher da Cruz, M., & Fernandes Ivanike de Almeida, L. . (2022). EU RESPEITO O SEU AMÉM, MAS VOCÊ RESPEITA O MEU AXÉ? A PRESENÇA (DES)OCULTA DO RACISMO RELIGIOSO NAS ESCOLAS. Revista Em Favor De Igualdade Racial, 5(02), 68–79. https://doi.org/10.29327/269579.5.2-7