PROTAGONISMO PRETO

MUSEU AFRO BRASIL E A EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA NÃO FORMAL

Autores

  • Daniela Guimarães Serafim Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.29327/269579.4.3-5

Palavras-chave:

Cidadania., Formação Antirracista., Historicidade negra.

Resumo

Pretende-se com este trabalho compreender o protagonismo preto na formação sociocultural afro-brasileira a partir da contribuição do Museu Afro Brasil para uma Educação Antirracista. A historicidade revela que o silenciamento sobre a atuação negra promoveu uma mentalidade estereotipada, exclusiva e, por outro lado, determinados pensamentos e ações são permissivos com a existência dessa violência. Para tanto, utilizou-se a metodologia bibliográfica para relacionar as temáticas. Assim, para a discussão do conceito de Educação Não Formal foram consultadas as escritas de Maria da Glória Gohn e, para informações do Museu Afro Brasil, Emanoel Alves de Araújo. Entende-se que o combate ao racismo se faz através do acesso a dados históricos, com o apoio da arte, com visitação a lugares de memória, com o desenvolvimento de outras formas de aprendizagem. Infere-se que o processo educacional perpassa pela cidadania, para servir como mola propulsora na inserção do povo preto na sociedade de maneira consolidada, (re)conhecendo e reivindicando seus direitos a partir da compreensão identitária e de outros aspectos.

Biografia do Autor

Daniela Guimarães Serafim, Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro

Graduanda no curso de Licenciatura em Pedagogia pelo Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (ISERJ- 2019). Graduada em Ciências Ambientais pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO - 2018).

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Publicado

2021-11-01

Como Citar

Guimarães Serafim, D. (2021). PROTAGONISMO PRETO: MUSEU AFRO BRASIL E A EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA NÃO FORMAL. Revista Em Favor De Igualdade Racial, 4(3), 52–60. https://doi.org/10.29327/269579.4.3-5

Edição

Seção

ARTIGOS