O CARÁCTER DISCRIMINATÓRIO DA EDUCAÇÃO DO COLONIZADO EM MOÇAMBIQUE ENTRE 1926 E 1974

Autores

  • Denisse Kátia Soares Omar Universidade Rovuma Nampula, Moçambique

DOI:

https://doi.org/10.29327/269579.4.3-6

Palavras-chave:

Educação, Discriminação, colonizado, Moçambique

Resumo

O presente artigo tem como objetivo compreender o processo de implementação da educação discriminada do colonizado em Moçambique, que passou por várias mutações, o que causou consequências negativas no seio da população negra, deixando marcas profundas. A partir de 1926, com a instauração do Estado Novo em Portugal e a implementação de várias reformas nos sectores da administração colonial, a educação do colonizado passa a constituir uma das prioridades para concretização dos intentos dos portugueses. Nesse contexto, a educação do colonizado passa a ser oficialmente baseada na descriminação, pela qual esse indivíduo era preparado para servir ao governo colonial. Na primeira parte do artigo, analisa-se a educação do colonizado no período pré-colonial em Moçambique. Na segunda parte, debruça-se sobre a educação do colonizado e suas características mais marcantes. Este artigo baseou-se numa análise bibliográfica, na qual buscou-se descrever o tema a partir dos materiais existentes.

Biografia do Autor

Denisse Kátia Soares Omar, Universidade Rovuma Nampula, Moçambique

Denisse Kátia Soares Omar é mestre em ciências da educação e doutoranda em História de África Contemporanea

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Publicado

2021-11-01

Como Citar

Soares Omar, . D. K. . (2021). O CARÁCTER DISCRIMINATÓRIO DA EDUCAÇÃO DO COLONIZADO EM MOÇAMBIQUE ENTRE 1926 E 1974. Revista Em Favor De Igualdade Racial, 4(3), 61–74. https://doi.org/10.29327/269579.4.3-6

Edição

Seção

ARTIGOS