BREVE INCURSÃO NA HISTÓRIA DO BRASIL PARA PENSAR EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/269579.5.1-5

Palavras-chave:

Colonização e escravização, Formação brasileira, Etnia e educação

Resumo

O artigo tem como objetivo estudar experiências decorridas ao longo da história do Brasil com a finalidade de despertar a consciência histórica do leitor iniciante e levá-lo a pensar/interrogar a questão das relações étnico-raciais no Brasil. Atualmente, o país garante uma boa base legal quanto ao ensino das relações étnico-raciais. Ou seja, não é difícil perceber os avanços e a importância da lei. Mas o percurso histórico no qual se chegou até ela demonstra que há algo mais em jogo; que se trata de uma herança indesejada cuja reprodução e ramificação não serão evitadas, não serão encerradas sem que se rompa ou se ultrapasse os limites de superfície com os quais se têm discutido a questão. Seguramente, a dificuldade da tarefa só reforça a necessidade do enfrentamento à questão.

Biografia do Autor

Adelmar Santos de Araújo, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Professor pesquisador no Centro de Educação Popular e Pesquisas Econômicas e Sociais – CEPPES. Pós-doutorando em História, Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2015). Mestre em Educação (2009), Bacharel e Licenciado em História pela Universidade Federal de Goiás (2001). Membro do Grupo de Pesquisa La Folie: História da Loucura. Autor do livro Vida & saber: parteiras no Alto Purus, pela Editora da Universidade Federal do Acre. Email: historiaecultura2011@gmail.com

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Publicado

2022-03-21

Como Citar

Santos de Araújo, A. (2022). BREVE INCURSÃO NA HISTÓRIA DO BRASIL PARA PENSAR EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS. Revista Em Favor De Igualdade Racial, 5(1), 20–31. https://doi.org/10.29327/269579.5.1-5

Edição

Seção

ARTIGOS