BREVE INCURSÃO NA HISTÓRIA DO BRASIL PARA PENSAR EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
DOI:
https://doi.org/10.29327/269579.5.1-5Palavras-chave:
Colonização e escravização, Formação brasileira, Etnia e educaçãoResumo
O artigo tem como objetivo estudar experiências decorridas ao longo da história do Brasil com a finalidade de despertar a consciência histórica do leitor iniciante e levá-lo a pensar/interrogar a questão das relações étnico-raciais no Brasil. Atualmente, o país garante uma boa base legal quanto ao ensino das relações étnico-raciais. Ou seja, não é difícil perceber os avanços e a importância da lei. Mas o percurso histórico no qual se chegou até ela demonstra que há algo mais em jogo; que se trata de uma herança indesejada cuja reprodução e ramificação não serão evitadas, não serão encerradas sem que se rompa ou se ultrapasse os limites de superfície com os quais se têm discutido a questão. Seguramente, a dificuldade da tarefa só reforça a necessidade do enfrentamento à questão.
Referências
ARAÚJO, Adelmar Santos de. Heranças da escravidão e questão das relações étnico-raciais no Brasil. in: ARAÚJO, Adelmar Santos de. (Org.). A questão das relações étnico-raciais no Brasil: olhares reflexivos. Editora Kelps: Goiânia, 2017.
BRASIL. Lei n. 10.639/2003, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei n. 9.394/1996. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm. Acesso em: 17 mar. 2021.
BRASIL, Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília, 2004. Disponível em: http://www.acaoeducativa.org.br/fdh/wp-content/uploads/2012/10/DCN-s-Educacao-das-Relacoes-Etnico-Raciais.pdf. Acesso em: 10 jun. 2016.
BRASIL. Lei n. 11.645/2008, de 10 de março de 2008. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11645.htm. Acesso em: 17 mar. 2021.
G1. Portal. Pela primeira vez, uma mulher tomou posse como cacique do povo Xikrin do Cateté. In: https://g1.globo.com/pa/para/noticia/2021/02/22/pela-primeira-vez-uma-mulher-toma-posse-como-cacique-do-povo-xikrin-do-catete.ghtml. Acesso em: 26 fev. 2021.
HERMAN, Jacqueline. Cenário do encontro de povos: a construção do território. In: Brasil 500 anos de povoamento. Centro de Documentação e de Disseminação de Informações. 2 ed., Rio de Janeiro: IBGE, 2007, p. 17-34.
MARTIUS, Carlos F. P. de. Como se deve escrever a história do Brasil. in: Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, n. 24, jan. 1845. Disponível em: http://brasilindependente.weebly.com/uploads/1/7/7/1/17711783/von_martius_como_se_deve_escrever_a_historia_do_brasil_1845.pdf. Acesso em: 25 fev. 2021.
PEREIRA, Mariana Cunha. Educação e políticas de ação afirmativa no Brasil: um debate étnico-racial atualizado na discussão das Leis 10.639/03 e 11.645/08. In: RIBEIRO, Cristiane Maria; PEREIRA, Mariana Cunha (Orgs.). Educação e relações étnico-raciais: diálogos, silêncios e ações. Goiânia: Editora da UFG, 2015, p. 75-93.
PRIORE, Mary del; VENÂNCIO, Renato. Uma breve história do Brasil. São Paulo: Editora Planeta do Brasil, 2010.
REIS, João José. Presença negra: conflitos e encontros. In: Brasil 500 anos de povoamento. Centro de Documentação e de Disseminação de Informações. 2 ed., Rio de Janeiro: IBGE, 2007, p. 79-100.
RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro: a formação e o sentido. 2 ed. (1995) Seção Braille – CAP da Biblioteca Pública do Paraná, http://www.pr.gov/bpp. Acesso em: 25 fev. 2021.
VAINFAS, Ronaldo. Introdução. In: Brasil 500 anos de povoamento. Centro de Documentação e de Disseminação de Informações. 2 ed., Rio de Janeiro: IBGE, 2007a, p. 13-15.
VAINFAS, Ronaldo. História indígena. In: Brasil 500 anos de povoamento. Centro de Documentação e de Disseminação de Informações. 2 ed., Rio de Janeiro: IBGE, 2007b, p. 35-59.
VENÂNCIO, Renato Pinto. Presença portuguesa: de colonizadores a imigrantes. In: Brasil 500 anos de povoamento. Centro de Documentação e de Disseminação de Informações. 2 ed., Rio de Janeiro: IBGE, 2007, p.61-78.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Adelmar Santos de Araújo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.