OS COLETIVOS NEGROS E ANTIRRACISTAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE NO CONTEXTO DOS CONFLITOS RACIAIS DURANTE O PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DAS AÇÕES AFIRMATIVAS
DOI:
https://doi.org/10.29327/269579.5.1-10Palavras-chave:
conflito; racismo; ação afirmativa; educação; universidade.Resumo
Este artigo é resultado de estudos referentes aos conflitos raciais existentes nas universidades públicas. O objetivo deste trabalho é refletir sobre a atuação dos coletivos negros e antirracistas da Universidade Federal Fluminense (UFF) nos conflitos raciais, que envolvem estudantes negros(as), relacionados ao contexto da implementação das ações afirmativas, durante os anos de 2017 a 2019. Na pesquisa, foram analisados relatos de conflitos na UFF, envolvendo estudantes negros(as), obedecendo à seguinte sistematização: 1) conflitos de sujeitos negros(as) pertencentes ao corpo discente; 2) conflitos entre estudantes negros(as) e docentes; e 3) conflitos entre estudantes negros(as) e a administração universitária. Do ponto de vista metodológico, o trabalho se orienta, fundamentalmente, por uma abordagem qualitativa que se relaciona a dados quantitativos coletados durante a realização da pesquisa. Concluímos que os embates aqui retratados reafirmam o que a literatura tem discutido a respeito dos conflitos étnico-raciais.
Referências
ALMEIDA, S. O que é racismo estrutural. Belo Horizonte: Letramento, 2018.
BOURDIEU, P. O poder simbólico. Lisboa: Difel. 1989.
_____________. L’objectivation participante. Actes de la recherche en sciences sociales, Ed. 150, 2003, pp. 43-58.
_____________. Os usos sociais da ciência: por uma sociologia clínica do campo científico. São Paulo: UNESP, 2004.
_____________. Sobre o Estado. Cursos no Collège de France (1989-92). SP: Cia das Letras, 2014.
GONZALEZ, Lélia. Racismo e sexismo na cultura brasileira. Revista Ciências Sociais Hoje, 1984. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4584956/mod _resource/content/1/06%20-%20GONZALES%2C%20L%C3%A9lia%20-%20Racismo _e_Sexismo_na_Cultura_Brasileira%20%281%29.pdf. Acessado em: 13 mar. 2019.
LAHIRE, Bernard. L’homme pluriel: Les ressorts de l’action. Paris: Armand Colin, 2005.
MOREIRA, Adilson. Racismo recreativo. SP: Pólen Livros, 2019.
O GLOBO. Reitor da Uff: querem nos empurrar goela abaixo lei das cotas. 28 set. 2012. Disponível em: https://oglobo.globo.com/sociedade/educacao/vestibular/reitor-da-uff-querem-nos-empurrar-goela-abaixo-lei-das-cotas-6220560. Acessado em: 14 jan. 2020.
SANTOS, Marcelo B. Conflitos na Universidade Federal Fluminense. Uma reflexão sobre as interações entre estudantes cotistas negros e comunidade universitária no contexto das ações afirmativas. (Tese de doutorado). Niterói: UFF/PEPPS, 2020.
TURNER, Victor. Schism and continuity. In an African society. Manchester: MUP, 1996.
UFF. 25% dos alunos tem renda familiar bruta igual ou inferior a um salário mínimo e meio. 10 mai. 2019. Disponível em: http://www.uff.br/?q=25-dos-alunos-tem-renda-familiar-bruta-igual-ou-inferior-um-salario-minimo-e-meio. Acessado em: 16 jan. 2020.
UFF TRANSPARÊNCIA. 2020. Disponível em: https://app.uff.br/transparencia/. Acessado em: 20 fev. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Marcelo Barbosa Santos Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.