AS ESCREVIVÊNCIAS DE CONCEIÇÃO EVARISTO COMO ESCRITA DE NÓS:

SABERES QUE ATRAVESSAM PRÁTICAS PESSOAIS E PEDAGÓGICAS

Autores

  • Elisa De Souza UFMG

DOI:

https://doi.org/10.29327/269579.5.1-7

Palavras-chave:

Escrevivencias, Literatura, Igualdade racial

Resumo

As escrevivências de Conceição Evaristo como escrita de nós: Saberes que atravessam práticas pessoais e pedagógicas tende a desenvolver reflexões acerca do conceito de Escrevivências, criado por Conceição Evaristo. É imprescindível por meio deste entender como o mesmo desdobra-se num contexto da literatura contemporânea brasileira pensando nos desafios, obstáculos e avanços. Refletindo sobre produções literárias desenvolvidas por mulheres negras, é fundamental proporcionar discussões relacionadas à corporeidade negra, realizando elos com práticas pessoais, pedagógicas e artísticas da presente autora, Elaisa de Souza. Sabe-se a importância de ocupar diversas frentes assim como os lugares de produções de nossos conhecimentos ancestrais e buscando, assim, a perpetuação de nossos saberes e a favor da Igualdade Racial.

Biografia do Autor

Elisa De Souza, UFMG

MINI BIOGRAFIA

ELAISA DE SOUZA

Educadora. Professora de Teatro. Pesquisadora. Contadora de Histórias. Atriz. Graduanda em Licenciatura em Teatro pela UFMG. Desde 2012, seus trabalhos artísticos são voltados para contação de histórias negras, como também com ênfase nas relações étnico raciais e de gênero. Integrou o Projeto de Extensão Contos de Mitologia na Faculdade de Letras da UFMG. Durante três anos e meio, atuou como contadora de histórias e pesquisadora, trabalhando e discutindo mitologias indígenas, gregas, africanas e afro-brasileiras realizando diálogos em salas de aula nas escolas públicas de BH e região metropolitana. Em 2019, participou do Encontro Negro de Tradição Oral - Ayó - com o trabalho A Grande Baobá, com Ariane Maria no Rio de Janeiro.  Em 2019, atuou como atriz, contadora de histórias e pesquisadora no espetáculo Deus é Mulher. Atuou como atriz no espetáculo O peso nas costas de minha mãe, com atuação de Kelly Spínola e direção de Renata Paz. Desenvolve o curso online de Contação de Histórias Negras com Sarah Vá Moreira. Atualmente, desenvolveu o artigo As escrevivências de Conceição Evaristo como escrita de nós: escritas e saberes que atravessam práticas pessoais e pedagógicas, através do Programa de Iniciação Científica da Faculdade de Letras da UFMG com orientação do Dr Marcos Antônio Alexandre. 

 

Referências

DALCASTAGNÈ, Regina. Quem é e sobre o que escreve o autor brasileiro. Entrevista a Amanda Massuela. Cult, ano 20, n. 231, p. 14-19, 2018. Disponível em: https://revistacult.uol.com.br/home/quem-e-e-sobre-o-que-escreve-o-autor-brasileiro/ . Acesso em: 05 mar. 2021.

DUARTE, Constância Lima; NUNES, Isabella Rosado. Escrevivência: a escrita de nós - Reflexões sobre as obras de Conceição Evaristo. Rio de Janeiro: Mina Comunicação e Arte, 2020.

EVARISTO, Conceição. Olhos d’água - 1 ed. - Rio de Janeiro: Pallas: Fundação Biblioteca Nacional, 2016.

NJERI, Aza. Reflexões artístico-filosóficas sobre a humanidade negra. Rio de Janeiro, UFRJ, 2019.

NASCIMENTO, Beatriz. A história do Brasil é uma história escrita por mãos brancas. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=LhM1MaPE9c&t=28s&ab_channel=VideRevolu%C3%A7%C3%A3o>. Acesso em: 05 mar. 2021.

RIBEIRO, Katiúscia. (RE) ancestralizar as vozes através das filosofias africanas. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=7rsIUDAMJl4&t=1s&ab_channel=TEDxTalks>. Acesso em: 05 mar. 2021.

SOMÉ, Sobonfu. O Espírito da Intimidade: ensinamentos ancestrais africanos sobre maneiras de se relacionar. São Paulo: Odysseus, 2003.

Ubuntu: o que significa essa filosofia africana e como pode nos ajudar nos desafios de hoje. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=KaQSIvWV7wo&t=32s&ab_channel=BBCNewsBrasil>. Acesso em: 05 mar. 2021.

Downloads

Publicado

2022-03-21

Como Citar

De Souza, E. . (2022). AS ESCREVIVÊNCIAS DE CONCEIÇÃO EVARISTO COMO ESCRITA DE NÓS:: SABERES QUE ATRAVESSAM PRÁTICAS PESSOAIS E PEDAGÓGICAS. Revista Em Favor De Igualdade Racial, 5(1), 41–51. https://doi.org/10.29327/269579.5.1-7

Edição

Seção

ARTIGOS