AS ESCREVIVÊNCIAS DE CONCEIÇÃO EVARISTO COMO ESCRITA DE NÓS:
SABERES QUE ATRAVESSAM PRÁTICAS PESSOAIS E PEDAGÓGICAS
DOI:
https://doi.org/10.29327/269579.5.1-7Palavras-chave:
Escrevivencias, Literatura, Igualdade racialResumo
As escrevivências de Conceição Evaristo como escrita de nós: Saberes que atravessam práticas pessoais e pedagógicas tende a desenvolver reflexões acerca do conceito de Escrevivências, criado por Conceição Evaristo. É imprescindível por meio deste entender como o mesmo desdobra-se num contexto da literatura contemporânea brasileira pensando nos desafios, obstáculos e avanços. Refletindo sobre produções literárias desenvolvidas por mulheres negras, é fundamental proporcionar discussões relacionadas à corporeidade negra, realizando elos com práticas pessoais, pedagógicas e artísticas da presente autora, Elaisa de Souza. Sabe-se a importância de ocupar diversas frentes assim como os lugares de produções de nossos conhecimentos ancestrais e buscando, assim, a perpetuação de nossos saberes e a favor da Igualdade Racial.
Referências
DALCASTAGNÈ, Regina. Quem é e sobre o que escreve o autor brasileiro. Entrevista a Amanda Massuela. Cult, ano 20, n. 231, p. 14-19, 2018. Disponível em: https://revistacult.uol.com.br/home/quem-e-e-sobre-o-que-escreve-o-autor-brasileiro/ . Acesso em: 05 mar. 2021.
DUARTE, Constância Lima; NUNES, Isabella Rosado. Escrevivência: a escrita de nós - Reflexões sobre as obras de Conceição Evaristo. Rio de Janeiro: Mina Comunicação e Arte, 2020.
EVARISTO, Conceição. Olhos d’água - 1 ed. - Rio de Janeiro: Pallas: Fundação Biblioteca Nacional, 2016.
NJERI, Aza. Reflexões artístico-filosóficas sobre a humanidade negra. Rio de Janeiro, UFRJ, 2019.
NASCIMENTO, Beatriz. A história do Brasil é uma história escrita por mãos brancas. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=LhM1MaPE9c&t=28s&ab_channel=VideRevolu%C3%A7%C3%A3o>. Acesso em: 05 mar. 2021.
RIBEIRO, Katiúscia. (RE) ancestralizar as vozes através das filosofias africanas. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=7rsIUDAMJl4&t=1s&ab_channel=TEDxTalks>. Acesso em: 05 mar. 2021.
SOMÉ, Sobonfu. O Espírito da Intimidade: ensinamentos ancestrais africanos sobre maneiras de se relacionar. São Paulo: Odysseus, 2003.
Ubuntu: o que significa essa filosofia africana e como pode nos ajudar nos desafios de hoje. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=KaQSIvWV7wo&t=32s&ab_channel=BBCNewsBrasil>. Acesso em: 05 mar. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Elisa De Souza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.