PERCEPÇÕES E DESAFIOS DE ESTUDANTES COTISTAS EM CURSO DE ALTO PRESTÍGIO SOCIAL DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA

Autores

  • Vandeilton Trindade Santana Prefeitura Municipal de Dias d´Ávila

DOI:

https://doi.org/10.29327/269579.4.3-15

Palavras-chave:

Ações Afirmativas, Estudantes, Ensino Superior

Resumo

O presente trabalho nasce das inquietações e pesquisas realizadas durante o Mestrado em Educação e Contemporaneidade, na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), concluído em 2016. Exponho, trago um recorte da dissertação que fala sobre as percepções, as superações e desafios dos estudantes diante das políticas de ações afirmativas, em especial às cotas raciais, em curso de maior prestígio social da UNEB.  Para tanto, as discussões acerca de políticas afirmativas, têm sido de grande relevância social, no sentido de viabilizar as condições para o acesso. Para isso, a pesquisa buscou analisar a trajetória de estudantes cotistas em cursos de maior prestígio social, à época matriculados na Universidade do Estado da Bahia, bem como procurou compreender, quais caminhos percorreram para chegar à universidade, buscando identificar os aspectos e as estratégias que favoreceram e/ou dificultaram o acesso desses estudantes aos cursos escolhidos.  Como aporte metodológico, utilizou-se a pesquisa qualitativa, tendo como método, o estudo de caso e a entrevista semi-estruturada como instrumento de coleta de dados. Sendo assim, o estudo aponta que o trajeto feito pelos estudantes cotistas foi marcado por inúmeras histórias de dificuldades, frente às quais a política de ações afirmativas emergiu como medida que proporcionou oportunidade de superação. Assim como permitiu, objetivamente, o acesso desses estudantes à universidade, potencializou as táticas criadas para subverter as dificuldades, permitindo vencer o medo, o preconceito e, consequentemente, a exclusão, que possivelmente decorreria no processo seletivo convencional.

Biografia do Autor

Vandeilton Trindade Santana, Prefeitura Municipal de Dias d´Ávila

Professor, Pesquisador, Mestre em Educação e Contemporaneidade, Especialista em Gestão Educacional, Pedagogo, Psicólogo. Avaliador Ad Roc da Revista Três Pontos - UFMG. Atua nos principais temas: Ações Afirmativas, desigualdades social e racial, processos de adoecimentos de professores e estudantes no ensino superior, psicossomática e processos de subjetivação. Participante do Grupo de Pesquisa Educação em Direitos Humanos e Interculturalidade - Universidade do Estado da Bahia.

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Publicado

2021-11-01

Como Citar

Santana, V. T. (2021). PERCEPÇÕES E DESAFIOS DE ESTUDANTES COTISTAS EM CURSO DE ALTO PRESTÍGIO SOCIAL DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA. Revista Em Favor De Igualdade Racial, 4(3), 188–199. https://doi.org/10.29327/269579.4.3-15

Edição

Seção

ARTIGOS