UM PATRIMÔNIO DO MEDO BRANCO:

HISTÓRIAS E REPRESENTAÇÕES NO PAVILHÃO ANEXO LUCAS DA FEIRA MUSEU CASA DO SERTÃO/UEFS

Autores

  • Lázaro de Souza Barbosa Universidade Estadual de Feira de Santana

DOI:

https://doi.org/10.29327/269579.5.1-8

Palavras-chave:

Lucas da feira, Educação, Museu

Resumo

O presente trabalho se propõe a discutir as representações das experiências do povo negro, encontradas no Pavilhão Anexo do Museu Casa do Sertão/UEFS. Nomeado de Lucas da Feira, em referência ao escravizado filho de africanos, o Pavilhão Anexo construído em 1997, contém médias e grandes peças, artefatos culturais do universo escravista interiorano e pedaços de narrativas que encenam fragmentos dos passados feirenses e circunvizinhos, com a presença de uma destacada cultura material do trabalho de pessoas pretas e pobres do interior baiano. Configurado como espaço informal de saber, marcado por interesses e disputas, o Pavilhão Lucas da Feira tem relações com um mapa complexo de rupturas e repetições a respeito de como as histórias e representações do povo negro são cultivadas e dadas a ver numa sociedade racista. Recorrendo aos estudos de Nila Rodrigues Barbosa, Bell Hooks, Roger Chartier e Durval Muniz de Albuquerque, foi possível situar o que identifico aqui como um subjacente projeto racial no Museu Casa do Sertão/UEFS.

Biografia do Autor

Lázaro de Souza Barbosa, Universidade Estadual de Feira de Santana

Graduado em História pela Universidade Estadual de Feira de Santana, professor do Projeto de Educação Popular Malungos/Anguera-BA e pesquisador na área de História da Escravidão no Pós-Abolição feirense. Interessado também em pesquisar as interfaces entre educação e museu, tem buscado se debruçar nos estudos das histórias e das representações (os usos do passado escravista) que são manejadas no Pavilhão Anexo Lucas da Feira/Museu Casa do Sertão (UEFS).

Referências

ALBUQUERQUE. Durval Muniz de. O tecelão dos tempos, novos ensaios de teoria da história. São Paulo: intermeios, 2019.

BANN, Stephen. As invenções da História, ensaios sobre a representação do passado. Tradução de Flavia Villas Boas. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1994.

BARBOSA, Nila Rodrigues. Museus e Etnicidade - O Negro no Pensamento Museau: Sphan - Museu da Inconfidência - Museu do ouro Minas Gerais. Dissertação (Mestrado em Estudos Étnicos e Africanos). Salvador, Universidade Federal da Bahia, 2013.

CALDAS, Jacson Lopes. Badoque, Muzuá, Arataca: memórias e histórias no Museu Casa do Sertão em Feira de Santana 1977/1999. Dissertação (Mestrado em História). Santo Antônio de Jesus, Universidade Estadual da Bahia, 2016.

CERRI, Luis Fernando. Ensino de história e consciência histórica. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2011.

CHARTIER, Roger. A história cultural, entre praticas e representações. Editora Bertrand Brasil: Rio de Janeiro, 1990.

GUMBRECHT, Hans Ulrich. Produção de Presença: o que o sentido não consegue transmitir. Rio de Janeiro: Contraponto. Ed. PUC/Rio 2010.

HOBSBAWM, Eric & RANGER, Terence (orgs.). A invenção das tradições. – Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1984. Págs. 9-23.

HOOKS, Bell. Olhares negros: raça e representação. Prefácio Rosane Borges. São Paulo: Elefante, 2019.

HOOKS, Bell. Anseios, raça, gênero e políticas culturais. Tradução de Jamile Pinheiro, São Paulo: Elefante, 2019.

Downloads

Publicado

2022-03-21

Como Citar

de Souza Barbosa, L. (2022). UM PATRIMÔNIO DO MEDO BRANCO:: HISTÓRIAS E REPRESENTAÇÕES NO PAVILHÃO ANEXO LUCAS DA FEIRA MUSEU CASA DO SERTÃO/UEFS. Revista Em Favor De Igualdade Racial, 5(1), 52–62. https://doi.org/10.29327/269579.5.1-8

Edição

Seção

ARTIGOS