A HISTÓRIA DOS POVOS AFRICANOS E AS QUESTÕES HISTÓRICAS E RACIAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Francisco André Silva Martins Faculdade de Educação UEMG
  • Caetano Bonfim Ferreira UNA

DOI:

https://doi.org/10.29327/269579.4.3-7

Palavras-chave:

Questões étnico-raciais na escola, Cultura africana e afro-brasileira, Racismo

Resumo

Em tempos tão sombrios, nos quais as diferenças e a luta pela igualdade e contra o racismo estrutural têm sido fortemente atacadas, a escola emerge como arena de disputas. A proposta do presente trabalho é fazer uma discussão que tenha como elemento central o entendimento da importância de se trabalhar a história dos povos africanos e as questões étnico raciais na Educação Básica, mais especificamente no Ensino Fundamental II. O objetivo é proporcionar uma reflexão sobre a necessidade de se lutar por uma sociedade mais justa e igualitária e a escola se mostra como local privilegiado para essa luta. Metodologicamente optou-se por uma pesquisa de cunho bibliográfico, que se deu por meio do levantamento de obras e autores que abarcassem as questões e problemas enfrentados pela escola no que tange as questões históricas e étnico-raciais. Dentre os principais referenciais destacam-se as contribuições de Kabengele Munanga e Nilma Lino Gomes, dentre outros. As reflexões e as análises proporcionadas pelo diálogo estabelecido com as obras e as experiências dos autores na escola sinalizam uma possibilidade de avanços a partir de práticas docentes reflexivas que proporcionem um outro lugar social e histórico para os povos africanos na escola.

Biografia do Autor

Francisco André Silva Martins, Faculdade de Educação UEMG

Professor Efetivo, Faculdade de Educação, Campus BH, Universidade do Estado de Minas Gerais (FaE / CBH / UEMG). Departamento de Administração Educacional (DAE). Professor Permanente do Programa Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, Linha 2 - Trabalho, Movimentos Sociais, História da Educação e Políticas Educacionais, Mestrado Acadêmico em Educação e Formação Humana, da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais. Tem Doutorado em Educação pela FaE-UFMG (2016), bolsista CAPES/REUNI, no qual desenvolveu pesquisa sobre a participação de jovens em movimentos de ação coletiva em uma ocupação urbana na cidade de Belo Horizonte e a dimensão formativa dessas experiências. Tem Mestrado em Educação pela FaE-UFMG (2010), no qual desenvolveu pesquisa sobre a participação de estudantes em um grêmio estudantil em uma escola pública na periferia da cidade de Contagem. Coordenador e Pesquisador do Grupo de Pesquisa e Extensão Observatório das Juventudes da FAE UEMG fundado em 2020 e vinculado ao CNPq. Pesquisador do NEPEJA (Núcleo de Estudos e Pesquisas de Educação de Jovens e Adultos) da Faculdade de Educação da UEMG (FaE/CBH/UEMG). Pesquisador do Observatório da Juventude (FaE-UFMG) onde desenvolve também trabalhos de extensão com formação de professores, educadores sociais/agentes culturais e jovens. Editor Adjunto da Revista Educação Em Foco - UEMG (ISSN 2317-0093) e Editor Associado da Revista SCIAS Direitos Humanos e Educação - UEMG (ISSN 2596-1772). Suas pesquisas se debruçam, principalmente, sobre os seguintes temas: Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação Popular, Juventude, Sociologia da Juventude, Experiências Participativas e Formativas, Militância, Movimentos Sociais e Ações Coletivas. Lecionou a disciplina História na Educação Básica, Ensino Fundamental e Médio, na Rede Estadual de Ensino em Minas Gerais e Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte.

Caetano Bonfim Ferreira, UNA

Mestre em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local pela UNA. Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2003).Professor da disciplina História para o Ensino Médio na Rede SESI de Educação desde fevereiro de 2005, coordenador da área de Ciências Humanas e Linguagens de 2015 a 2017, trabalhando na elabora projetos educacionais. Professor de Filosofia e Sociologia desde fevereiro de 2018. Professor efetivo da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais desde fevereiro de 2006

Referências

ALENCASTRO, Luiz Felipe de. O Tratado dos Viventes: formação do Brasil no Atlântico Sul. São Paulo: Cia das Letras, 2000.

ARROYO, Miguel. Imagens quebradas. Petrópolis: Vozes, 2005.

BENTO, Maria Aparecida Silva. Psicologia social do racismo: estudos sobre a branquitude e branqueamento no Brasil. Petrópolis, TJ: Vozes, 2002.

CARDOSO, Marcos. O Movimento Negro. Belo Horizonte: Mazza, 2011.

CONCEIÇÃO, José Maria Nunes Pereira. África um novo olhar. Rio de Janeiro: CEAP, 2006.

FREYRE, Gilberto. Casa grande e senzala. Rio de Janeiro: Record, 2001.

GIORDANI, Mário Curtis. História da África anterior ao descobrimento. Petrópolis: Vozes, 2007.

GOMES, Nilma Lino. Alguns termos e conceitos presentes no debate sobre relações raciais no Brasil: uma breve discussão. In: Educação anti-racista: caminhos abertos pela Lei Federal n° 10.639/03.Brasília: Ministério da Educação, 2005.

GOMES, Nilma Lino, GONÇALVES E SILVA, Petrolina B. (org). Experiências étnico-culturais para a formação de professores. 3. Ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

GUIMARÃES, Antônio Sérgio. Preconceito Racial: modos, temas e tempos. São Paulo: Cortez,2008.

HAMPÂTÉ BÂ, Amadou. A palavra, memória viva na África. Revista O correio da Unesco, ano 7, n° 10/11. Rio de Janeiro: 1979.

HAMPÂTÉ BÂ, Amadou. A educação tradicional na África. Revista THOT, n. 64, 1997.

HERNANDEZ, Leila Leite. A África na sala de aula: visita à história contemporânea. São Paulo: Selo Negro, 2005.

LEITE, Fábio. Valores civilizatórios em sociedade negro-africanas. Revista do Centro de Estudos Africanos USP, n° 18/19, 1995/1996.

LOPES, Ana Mônica; ARNAUT, Luiz. História da África: uma introdução. Belo Horizonte: Crisálida, 2005.

MATTOS, Regiane Augusto de. História e cultura afro-brasileira. São Paulo: Contexto, 2007.

MOORE, Carlos. Racismo e sociedade: novas bases epistemológicas para entender o racismo. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2007.

MUNANGA, Kabengele. O universo cultural africano. Revista da Fundação João Pinheiro, v.14, n° 7 a 10, jul. a ago. de 1984.

MUNANGA, Kabengele. Superando o racismo na escola. Brasília: Ministério da Educação, 1999.

ROCHA, Rosa Margarida de Carvalho. A História da África na Educação Básica. Belo Horizonte: Nandyala, 2009.

SERRANO, Carlos; WALDMAN, Maurício. Memória D’África: a temática africana em sala de aula. São Paulo: Cortez, 2008.

UNICEF. 10 desafios do Ensino Médio no Brasil. Brasília, 2014.

Downloads

Publicado

2021-11-01

Como Citar

Silva Martins, F. A., & Bonfim Ferreira, C. . (2021). A HISTÓRIA DOS POVOS AFRICANOS E AS QUESTÕES HISTÓRICAS E RACIAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista Em Favor De Igualdade Racial, 4(3), 75–88. https://doi.org/10.29327/269579.4.3-7

Edição

Seção

ARTIGOS