CONSCIÊNCIA NEGRA
O REGGAE COMO ENFOQUE GLOBALIZADOR DE PROJETO DE TRABALHO NO FOMENTO À PERTENÇA IDENTITÁRIA DOS(AS) ALUNO(AS) AFRO-MARANHENSES DA ESCOLA MUNICIPAL MAIOBINHA
DOI:
https://doi.org/10.29327/269579.4.2-12Palavras-chave:
Reggae, Projeto de trabalho, Pertença identitáriaResumo
Esta pesquisa, desenvolvida a partir de uma intervenção pedagógica realizada em sala de aula, versa sobre o reggae como tema de enfoque globalizador do projeto de trabalho. Abordamos as experiências pedagógicas vivenciadas na escola como possibilidade de potencializar, nos discentes, a valorização dos aspectos culturais afro-brasileiros, o respeito às diferenças raciais e a aceitação da sua identidade étnica. Nesse contexto, com o objetivo de possibilitar situações de aprendizagem por meio do projeto de trabalho, escolheu-se o reggae, que se estabeleceu a partir dos anos de 1970 no Maranhão, por este ser um gênero musical peculiar da cultura afro-maranhense e importante elemento de difusão e valorização da identidade cultural da população negra, com destaque para a questão étnico-racial. O estudo, que conta com metodologia qualitativa, estudo de caso e análise bibliográfica, teve como local de pesquisa a Escola Municipal Maiobinha, localizada no município de São José de Ribamar – MA, e originou-se do seguinte questionamento: Como fomentar nos(as) alunos(as) a sensibilização e a valorização da identidade da população negra no contexto escolar? Com base nesse questionamento a pesquisa aponta as distinções entre o projeto de trabalho e pedagogia de projeto, no prospecto da utilização do projeto de trabalho como metodologia de ensino e importante ferramenta na prática pedagógica para o ensino das relações étnicos raciais.
Referências
BRASIL. Plano nacional de implementação das diretrizes curriculares nacionais para educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. Brasília: MEC, SECADI, 2013.
BRASIL. Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2013. Plano nacional de implementação das diretrizes curriculares nacionais para educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. Brasília: MEC, SECADI, 2013.
BRASIL, Ramusyo. O reggae no caribe brasileiro. São Luís: Pitomba, 2014.
FONSÊCA, Alexandro Víctor de Lima. Orientação Geográfica: uma proposta metodológica para o ensino de geografia na 5ª série. 2004. 146 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2004.
GIANSANTI, Roberto. Atividades para aulas de geografia. 1. ed. São Paulo: Nova Espiral, 2009.
HERNANDÉZ, Fernando. Transgressão e mudança na Educação: o projeto de trabalho. Porto Alegre: Artmed, 1998.
HERNANDÉZ, Fernando; VENTURA, Monserrat. A organização do currículo por projetos de trabalho. Tradução de Jussara Haubert Rodrigues. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade Marconi. Fundamentos de metodologia científica. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2003.
MUNANGA, Kabenlege; GOMES, Nilma Lino. O negro no Brasil de hoje. 2. ed. São Paulo: Global, 2016.
SILVA, Carlos Benedito Rodrigues da. Da terra das primaveras à ilha do amor: reggae, lazer e identidade cultural. São Luís: EDUFMA, 2016.
SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves e. Aprender, ensinar e relações étnico-racial no Brasil. In: SILVA, Marcus Vinícius; SILVA, Carolina Mostaro Neves da; FERNANDES, Alexsandra Borges (Orgs). Relações Étnico-raciais e Educação no Brasil. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2011.
TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Metodologia dialética do conhecimento em sala de aula. Revista de Educação AEC, Brasília, v. 21, n. 83, p. 28-55, abr/jun. 1992.
VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Construção do conhecimento em sala de aula. São Paulo: Libertad. 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista em Favor de Igualdade Racial
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.