OFICINA DE ADINKRAS NA EDUCAÇÃO PARA RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE JAGUARIBE-CE
DOI:
https://doi.org/10.29327/269579.4.1-6Resumo
Este trabalho apresenta o relato de experiência de uma oficina Adinkra realizada em um projeto de extensão, que aconteceu entre o período de agosto de 2018 a fevereiro de 2019, intitulado “Caminhos para a desconstrução do racismo em escolas públicas de Jaguaribe-CE”. O objetivo principal do projeto foi valorizar as diferentes formas de conhecimento sobre as relações étnico-raciais, assim como contribuir para a construção da identidade e cultura negra junto a crianças. Já na oficina, atividade citada em questão, um dos objetivos foi apresentar e discutir a representação e/ou significado e uso dos símbolos Adinkras, ressaltando sua importância para a cultura africana, à luz de Munanga (2009), Gomes (2003) e Viana (2018). Acredita-se que a atividade da oficina aqui relatada proporcionou grande contribuição ao contexto escolar, na medida em que representou uma forma dinâmica de execução da Lei 10.639/2003, uma vez que foram realizadas oficinas afro-pedagógicas tendo como estratégia de aprendizagem a ludicidade para se abordar as questões raciais. Por meio da oficina da simbologia Adinkra, conseguiu-se apresentar e discutir sobre o contexto de origem, uso e significado desta simbologia para o povo africano, relacionando-a ao seu significado de riqueza, de representatividade e sua importância social, haja vista o silenciamento criminoso em relação a essa temática que atinge principalmente a educação infantil e as séries iniciais do Ensino Fundamental.
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