EDUCAÇÃO PARA RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
TRAJETÓRIAS DE PROFESSORAS NA ESCOLA BÁSICA
DOI:
https://doi.org/10.29327/269579.4.1-9Resumo
O artigo é fruto da ambiência construída no Mestrado Profissional, que tem permitido o diálogo entre universidade e educação básica, proporcionando a construção de ações interventivas e a construção de leituras sobre o tratamento de questões raciais na escola, que consideram as subjetividades de professoras negras, ao tempo em que as convoca como aliadas na luta contra o racismo na escola. Nesse sentido, a partir da formulação de escrevivências de professoras da educação básica, sobre os atravessamentos das questões étnico-raciais na escola, o texto aponta o relato biográfico como possibilidade de valorização da atuação profissional de professoras. Ao mesmo tempo em que forjam suas memórias como aluna/professora brincante e como professora/aluna de história, as professoras enfrentam experiências dolorosas e saudosas da vida, enquanto questionam suas práticas docentes no ambiente da escola. O exercício realizado ao longo do artigo é o de relatar-se, a partir de dores e estratégias para lidar com elas, o que foi significado como racismo no espaço escolar, em um olhar corajoso frente as permanências que insistem em frequentar os bancos da escola.
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