EDUCAÇÃO PARA RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

TRAJETÓRIAS DE PROFESSORAS NA ESCOLA BÁSICA

Autores

  • Jussara Araújo Professora da Rede Estadual de Pernambuco
  • Luciana Lima Professora da Rede Estadual da Bahia
  • Iris Verena Oliveira Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

DOI:

https://doi.org/10.29327/269579.4.1-9

Resumo

O artigo é fruto da ambiência construída no Mestrado Profissional, que tem permitido o diálogo entre universidade e educação básica, proporcionando a construção de ações interventivas e a construção de leituras sobre o tratamento de questões raciais na escola, que consideram as subjetividades de professoras negras, ao tempo em que as convoca como aliadas na luta contra o racismo na escola. Nesse sentido, a partir da formulação de escrevivências de professoras da educação básica, sobre os atravessamentos das questões étnico-raciais na escola, o texto aponta o relato biográfico como possibilidade de valorização da atuação profissional de professoras. Ao mesmo tempo em que forjam suas memórias como aluna/professora brincante e como professora/aluna de história, as professoras enfrentam experiências dolorosas e saudosas da vida, enquanto questionam suas práticas docentes no ambiente da escola. O exercício realizado ao longo do artigo é o de relatar-se, a partir de dores e estratégias para lidar com elas, o que foi significado como racismo no espaço escolar, em um olhar corajoso frente as permanências que insistem em frequentar os bancos da escola.

Biografia do Autor

Jussara Araújo, Professora da Rede Estadual de Pernambuco

Mestranda em Educação e Diversidade da Universidade do Estado da Bahia, Professora da Rede Estadual de Pernambuco.

Luciana Lima, Professora da Rede Estadual da Bahia

Mestranda em Educação e Diversidade/UNEB, Professora e Coordenadora Pedagógica na Rede Estadual da Bahia.

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Publicado

2021-01-29

Como Citar

Araújo, J., Lima, L., & Oliveira, I. V. (2021). EDUCAÇÃO PARA RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: TRAJETÓRIAS DE PROFESSORAS NA ESCOLA BÁSICA. Revista Em Favor De Igualdade Racial, 4(1), 87–101. https://doi.org/10.29327/269579.4.1-9

Edição

Seção

ARTIGOS