ETNOMATEMÁTICA QUILOMBISTA

APRENDIZAGENS EM VIVÊNCIAS PARA CURRÍCULOS E PESQUISAS

Autores

  • Claudionor Renato da Silva Universidade Federal de Jataí

DOI:

https://doi.org/10.29327/269579.4.1-5

Resumo

Etnomatemática Quilombista é uma terminologia que passa a ser dada àqueles estudos que são desenvolvidos para o currículo da Educação Quilombola e na especificidade de cada quilombo brasileiro, mas que se expande para a construção de um corpus teórico e metodológico para todos os quilombos e para escolas não quilombolas atendendo as Leis 10.639/03 e 11.645/2008. Trata-se de um estudo ainda muito inicial a partir de um referencial que se constrói na etnomatemática ambrosioaniana e gerdesiana, mas, ao mesmo, se afasta para construção de um corpus teórico eminentemente africanizado, debruçado sobre os quilombos brasileiros e a busca de diálogos e interlocuções com a África ancestral e atual, numa perspectiva de pesquisas que não somente “apliquem” as ciências matemáticas nas vivências dos quilombos, mas que avance para a emergência inovadora de ciências matemáticas quilombistas e africanizadas, ou seja, aportadas no continente africano. O estudo teórico inicial avança para uma organização prévia de trabalhos em ciências matemáticas em quilombos brasileiros para dar os contornos da definição e conceituação de Etnomatemática Quilombista. Para isso se utilizou da pesquisa bibliográfica, como metodologia, numa abordagem qualitativa. Os resultados destas duas instâncias (a teórica e o elencamento e produções de etnomatemática nos quilombos brasileiros) é a possibilidade de uma definição e conceituação de Etnomatemática Quilombista e o encaminhamento de estudos, desde a iniciação científica até à pós-graduação stricto sensu, ocupados com aspectos teóricos e metodológicos de uma Etnomatemática Quilombista brasileira, produzida por orientadores(as) e pesquisadores(as) negros(as) no interior das ciências matemáticas e apoios na etnohistória, nas ciências sociais, na antropologia e filosofia africana, gerando contribuições ao currículo da escola quilombola e não quilombola à luz das Leis 10.639/03 e 11.645/08.

 

Biografia do Autor

Claudionor Renato da Silva, Universidade Federal de Jataí

Docente e pesquisador na UFJ– Universidade Federal de Jataí. Curso de Pedagogia e Programa de Pós- Graduação em Educação (PPGE/UFJ)

Downloads

Publicado

2021-01-29

Como Citar

Renato da Silva, C. (2021). ETNOMATEMÁTICA QUILOMBISTA: APRENDIZAGENS EM VIVÊNCIAS PARA CURRÍCULOS E PESQUISAS. Revista Em Favor De Igualdade Racial, 4(1), 32–46. https://doi.org/10.29327/269579.4.1-5

Edição

Seção

ARTIGOS