A EDUCAÇÃO DA RAPARIGA INDÍGENA NAS MISSÕES CATÓLICAS DURANTE O PERÍODO COLONIAL EM MOÇAMBIQUE

Autores

  • Denisse Kátia Soares Omar Universidade Rovuma Nampula, Moçambique

DOI:

https://doi.org/10.29327/269579.4.1-7

Resumo

O presente artigo tem como objetivo compreender a educação da rapariga indígena nas missões católicas durante o período colonial. Tal período, que durou cerca de 500 anos, consequentemente deixou marcas profundas no seio da população, sendo mais relevantes aquelas deixadas no sistema educativo. Analisar a educação da rapariga durante o período colonial em Moçambique requer um exercício histórico, pois o sistema de educação no país passou por várias etapas, momentos e contextos. Essencialmente, a educação da rapariga ficou relegada à Igreja Católica, que teve um papel determinante no processo de ensino do indígena em Moçambique. A educação na missão tinha como objetivo nesse período preparar e nacionalizar o moçambicano para se tornar um português de pele negra e para servir ao governo colonial nos seus intentos. A partir desse cenário, na primeira parte do artigo analisei os primeiros escritos feitos a volta da educação da rapariga e como as escolas e os programas educacionais foram desenhados para as mesmas. Na segunda parte, debruço-me sobre a educação nas missões católicas. Este artigo baseou-se numa análise bibliográfica e documental, no qual buscou-se descrever os tópicos a partir dos materiais e documentos existentes nos arquivos da cidade, centrando-se principalmente na documentação que deu mais ímpeto e clareza à pesquisa.

 

Biografia do Autor

Denisse Kátia Soares Omar, Universidade Rovuma Nampula, Moçambique

Departamento de Ciências Sociais e Humanas, Curso de História, Universidade Rovuma Nampula, Campus de Napipine, C.P nº 544, Moçambique

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Publicado

2021-01-29

Como Citar

Kátia Soares Omar, D. (2021). A EDUCAÇÃO DA RAPARIGA INDÍGENA NAS MISSÕES CATÓLICAS DURANTE O PERÍODO COLONIAL EM MOÇAMBIQUE. Revista Em Favor De Igualdade Racial, 4(1), 59–71. https://doi.org/10.29327/269579.4.1-7

Edição

Seção

ARTIGOS