A EDUCAÇÃO DA RAPARIGA INDÍGENA NAS MISSÕES CATÓLICAS DURANTE O PERÍODO COLONIAL EM MOÇAMBIQUE
DOI:
https://doi.org/10.29327/269579.4.1-7Resumo
O presente artigo tem como objetivo compreender a educação da rapariga indígena nas missões católicas durante o período colonial. Tal período, que durou cerca de 500 anos, consequentemente deixou marcas profundas no seio da população, sendo mais relevantes aquelas deixadas no sistema educativo. Analisar a educação da rapariga durante o período colonial em Moçambique requer um exercício histórico, pois o sistema de educação no país passou por várias etapas, momentos e contextos. Essencialmente, a educação da rapariga ficou relegada à Igreja Católica, que teve um papel determinante no processo de ensino do indígena em Moçambique. A educação na missão tinha como objetivo nesse período preparar e nacionalizar o moçambicano para se tornar um português de pele negra e para servir ao governo colonial nos seus intentos. A partir desse cenário, na primeira parte do artigo analisei os primeiros escritos feitos a volta da educação da rapariga e como as escolas e os programas educacionais foram desenhados para as mesmas. Na segunda parte, debruço-me sobre a educação nas missões católicas. Este artigo baseou-se numa análise bibliográfica e documental, no qual buscou-se descrever os tópicos a partir dos materiais e documentos existentes nos arquivos da cidade, centrando-se principalmente na documentação que deu mais ímpeto e clareza à pesquisa.
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