EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
UM DIAGNÓSTICO DO ENSINO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ (UNIFAP)
DOI:
https://doi.org/10.29327/269579.4.1-17Resumo
Considerando as múltiplas facetas que o racismo instaura no ensino superior, seja nas relações sociais, institucionais ou no Projeto Pedagógico de Curso - PPC, trabalhar com as disciplinas que versam a questão étnico-racial no âmbito acadêmico invariavelmente imputa um posicionamento político e estratégico diante de uma lógica de poder que, historicamente, minimizou a importância dos estudos africanos e afro-brasileiros na constituição sócio-histórica e política da educação brasileira. Com base nesse recorte, o objetivo geral deste trabalho consiste em averiguar como se configura a prática docente a partir do mapeamento dos/as professores/as que atuam na perspectiva da diversidade racial na Universidade Federal do Amapá - Unifap, Campus Marco Zero, em Macapá –AP. Como objetivos específicos, pretende-se realizar um mapeamento dos/as docentes que atuam na temática racial, bem como investigar como se apresenta a educação étnico-racial nos parâmetros institucionais, analisando seus entraves e desafios. Adotou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica, a qualitativa e a entrevista como instrumento para coleta de dados. Por conseguinte, depreendeu-se que a prática docente na educação étnico-racial na Unifap apresenta-se de maneira complexa e incipiente, visto a falta de fiscalização e de acompanhamento pedagógico por parte da instituição e de seus setores administrativos no que diz respeito ao cumprimento da lei 10.639/03 e da legislação antirracista.
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