A APRESENTAÇÃO DO INDÍGENA NO LIVRO DIDÁTICO DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO A PARTIR DA LEI 11.645/2008
DOI:
https://doi.org/10.29327/269579.4.2-7Palavras-chave:
Livro didático, Ensino, História, IndígenaResumo
Na atualidade o estudo sobre a temática da história e cultura indígena tem despertado o interesse de muitos estudiosos, assim estudar como o assunto vem sendo abordado nos livros didáticos tem se demonstrado de grande relevância, sobretudo, após a Lei 11.639, sancionada no dia 10 de março de 2008, que dispõe sobre a obrigatoriedade do estudo da história e cultura indígena nos estabelecimentos de Ensino Fundamental e Médio públicos e privados. Portanto, para que essa lei tenha efeito satisfatório é preciso que a rede de Ensino Básico disponha de materiais de qualidade. Neste sentido, estudar o livro didático do primeiro ano do Ensino Médio é primordial na compreensão de como este material vem abordando esses temas sensíveis de fundamental importância para a sociedade brasileira. O referencial teórico que fundamentou este estudo está ancorado nos principais estudiosos tanto do livro didático, como Circe Bittencourt (2011), como os que tratam da temática indígena, entre outros podemos destacar, Luis Donisete Benzi Grupioni (1996), Yolanda Lhullier dos Santos (2000). Neste estudo, resultou em buscar refletir como as representações das diversas etnias indígenas estão abordadas no livro didático, considerando assuntos que pouco avançam ao abordarem a temática indígena.
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