PIBID/HISTÓRIA/UFAC

EXPERIÊNCIAS COM A TEMÁTICA INDÍGENA NA ESCOLA RAIMUNDO GOMES DE OLIVEIRA EM RIO BRANCO – AC

Resumo

O presente artigo se configura como uma exposição das experiências de ensino-aprendizagem vivenciadas no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da área de História. Nele, apresenta-se uma reflexão sobre as práticas desenvolvidas no decorrer das atividades realizadas na Escola Estadual Raimundo Gomes de Oliveira, localizada no bairro Tucumã, em Rio Branco – AC, no segundo semestre de 2019, que trouxeram a temática indígena, especificamente os discursos produzidos pelos não-indígenas sobre as comunidades indígenas. Nesse sentido, faz-se importante compreender e construir saberes com os alunos a respeito dos povos indígenas acreanos e nacionais, demonstrando suas características e contribuições para formação do Acre e do Brasil, descontruindo visões pejorativas e irrisórias objetivando o enfrentamento ao preconceito estrutural brasileiro. O objetivo principal do PIBID é contribuir para formação docente com o aumento de sua qualidade nos cursos de licenciatura, integrando a educação superior e a básica, no sentido de elaborar propostas de ensino diferenciadas em contextos escolares acreanos. O Programa antevê a experiência em sala de aula para os futuros professores de História, cooperando, assim, para o processo de formação com as intervenções educacionais “Aulas Inovadoras”, construídas em parceria entre pibidianos e alunos. Dessa forma, é uma construção em conjunto no processo de ensino-aprendizagem. Do ponto de vista teórico-metodológico, será feita uma pesquisa de campo, em conjunto com uma investigação bibliográfica qualitativa em artigos científicos e em algumas obras, como Bittencourt (2018), Morin (2000); Amorim, Castro, Silva (2012); Collet, Paladino, Russo (2017). Foi possível constatar certos desafios no processo de ensino-aprendizagem pela maneira como o assunto é abordado, os conceitos pré-concebidos existentes. Contudo, constitui-se fundamental o estudo dessa temática para consolidar uma visão diferenciada da qual os indígenas foram e são retratados na história oficial.

Biografia do Autor

Ramon Nere de Lima, Universidade Federal do Acre - UFAC

Bacharel em Ciência Política pelo Centro Universitário UNINTER. Graduando em Licenciatura em História pela Universidade Federal do Acre – UFAC. Pós-graduando em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação, Metodologia de Ensino de História e Gestão Pública pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci UNIASSELVI.

Publicado
2021-01-29
Como Citar
Lima, R. N. de. (2021). PIBID/HISTÓRIA/UFAC: EXPERIÊNCIAS COM A TEMÁTICA INDÍGENA NA ESCOLA RAIMUNDO GOMES DE OLIVEIRA EM RIO BRANCO – AC. Revista Em Favor De Igualdade Racial, 4(1), 144-154. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/RFIR/article/view/4055
Seção
ARTIGOS