ESCOLA E DESIGUALDADE SOCIAL

ASSOCIAÇÕES ENTRE ORIGEM SOCIAL, COR E RAÇA

Autores

  • Maynara De Souza Melo Universidade Federal do Acre (UFAC)

DOI:

https://doi.org/10.29327/269579.4.1-12

Resumo

O presente artigo apresenta os passos iniciais da construção de um estado da arte na pesquisa educacional e relata sobre a relação que há entre a escola e a desigualdade social, levando em consideração as associações entre origem social, cor e raça. Foi elaborado como requisito parcial de nota, para aprovação na disciplina Pesquisa em Educação, componente curricular comum obrigatório do Mestrado em Educação – programa de pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Acre, como subsídio de uma dissertação de mestrado. Como ponto de partida, utilizo de considerações acerca do uso dessa metodologia de pesquisa a partir das referências de Marconi e Lakatos (2003), destacando suas características principais. Em seguida, levanto os estados da arte existentes sobre escola e desigualdade social, associações entre origem social, cor e raça, no catálogo de teses e dissertações da Capes, onde foram encontrados apenas   03 trabalhos, todos dissertações. Assim, destaco os trabalhos que possuem relação com minha pesquisa, a fim de relatar os pontos comuns e as contribuições de minha pesquisa para o âmbito social e educacional.

Biografia do Autor

Maynara De Souza Melo, Universidade Federal do Acre (UFAC)

Licenciada em Pedagogia, pela Universidade Federal do Acre e Mestranda em Educação pela referida Universidade.

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Publicado

2021-01-29

Como Citar

De Souza Melo, M. (2021). ESCOLA E DESIGUALDADE SOCIAL: ASSOCIAÇÕES ENTRE ORIGEM SOCIAL, COR E RAÇA. Revista Em Favor De Igualdade Racial, 4(1), 132–143. https://doi.org/10.29327/269579.4.1-12

Edição

Seção

ARTIGOS