AÇÕES AFIRMATIVAS

UMA ANÁLISE QUANTITATIVA DOS INGRESSANTES EM 2013 NA UFAC

Autores

  • Charles dos Santos Brasil Universidade Federal do Acre (Ufac)
  • Jeferson José da Silva Figueiredo Centro Universitário Unimeta

Palavras-chave:

Ações Afirmativas, Ufa, estu

Resumo

Este estudo apresenta uma análise quantitativa dos ingressantes no ensino superior oriundos da Lei 12.711/2012 e da ampla concorrência aprovados na Universidade Federal do Acre (UFAC). O objeto da análise são os calouros de 2013, ano em que começa a vigorar a citada lei nas Universidades e Institutos Federais. A finalidade é correlacionar os ingressantes cotistas com os quatro eixos selecionados, a saber: desistentes, jubilados, formados e retidos. O foco é demonstrar como isto impacta no universo de cursistas dessa primeira leva de cotistas. O referencial metodológico conta com aporte em Marconi e Lakatos (2017), ao passo que o teórico é assentado em Pizza (2011).

Biografia do Autor

Charles dos Santos Brasil, Universidade Federal do Acre (Ufac)

Possui graduação de Ciências Contábeis pela Faculdade da Amazônia Ocidental (2005). Atualmente é contador da Universidade Federal do Acre. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Ciências Contábeis. É Graduado em Direito pela Faculdade da Amazônia Ocidental (2013), inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil, secional Acre, sob o número 4.293. E pós graduado em Gestão Pública pelo Claretiano (2013); Mestre em Direito, Estado e Constituição pela Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (UNB).

Referências

DUARTE, E. C. P. Princípio da isonomia e critérios para a discriminação positiva nos programas de ação afirmativa para negros (afro-descendentes) no ensino superior. A&C. Revista de Direito Administrativo & Constitucional (Impresso), v. 07, p. 41-70, 2011.

MARCONI, Marina de Andrade. LAKATOS, Eva Maria. Metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2017.

MOEHLECKE, Sabrina. Ação Afirmativa: história e debates no Brasil. Cadernos de Pesquisa, n. 117, p. 197-217, novembro de 2002.

Downloads

Publicado

2021-05-26

Como Citar

dos Santos Brasil, C., & José da Silva Figueiredo, J. . (2021). AÇÕES AFIRMATIVAS: UMA ANÁLISE QUANTITATIVA DOS INGRESSANTES EM 2013 NA UFAC. Revista Em Favor De Igualdade Racial, 4(2), 62–69. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/RFIR/article/view/3314