“FELICIDADE POR UM FIO”, “QUEM QUER CASAR COM ISOKEN?” E “ATLANTIQUE” COMO CONTRIBUTO A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
Resumo
O presente trabalho, tendo como referenciais Nilma Lino Gomes, Maria Xavier de Castro e Marcos Silva, se propõe a análise dos filmes “Atlantique”, “Quem quer casar com Isoken?” e “Felicidade por um fio” a fim de dialogar em caráter interdisciplinar a respeito da utilização das películas como aporte a educação das relações étnico-racial. Neste sentido, num primeiro momento se faz a descrição dos longas-metragens, com as características sociais e culturais que os assemelham e diferenciam. E em etapa posterior voltamos os olhares para as contribuições destes filmes ao debate do ensino das relações étnico-raciais e de gênero, tomando como foco o ensino fundamental II e ensino médio, expondo sugestão de sequência didática de trabalho.
PALAVRAS-CHAVE: Educação. Relações étnico-raciais. Mulheres. Filmes.
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