FATORES DE (IN)SATISFAÇÃO E PROFISSIONALIDADE NA PROFISSÃO DOCENTE
UM RECORTE ÉTNICO-RACIAL
Resumo
Este trabalho faz parte das reflexões desenvolvidas no decorrer da disciplina Profissão Docente, Identidade, Carreira e Desenvolvimento Profissional, ministrada na Universidade Federal do Acre (Ufac), no ano de 2018. A realização da disciplina por uma(um)[1] das(os) autoras(es) despertou interesse sobre a temática, e como pesquisadoras(es) do Observatório de Discriminação Racial do Acre, optou-se por um recorte étnico-racial. O intuito deste texto é apresentar os resultados de uma pesquisa realizada com professoras e professores da rede pública e privada de Educação de Rio Branco/Acre, que culminou no presente artigo. O objetivo fora identificar os fatores de Satisfação e Insatisfação das(os) professoras(es) da Educação Básica e a relação com o sentido de Profissionalidade, sob uma perspectiva étnico-racial. Realizou-se através de revisões bibliográficas e análise de questionários auto aplicados com docentes de várias áreas e modalidades da Educação Básica. Para isso, fez-se necessário entender a relação da vida pessoal da (o) docente com a profissão, bem como o percurso da docência no Brasil e as possíveis influências que o quesito “cor/raça” exerce no fazer-se professora. Discorremos com a colaboração de Penin (2009), de Vicentini e Lugli (2009) e Fernandes (2017). Com a pesquisa, pôde-se perceber que a população negra tem alcançado com maior expressividade o nível superior e, notadamente, à docência, e que em determinados aspectos referentes à profissão existem algumas discrepâncias e semelhanças.
[1] Por motivos políticos, éticos e metodológicos, optou-se, sempre que possível, por identificar em primeiro lugar as sujeitas femininas e em segundo os sujeitos masculinos por compreender que a gramática normativa é machista.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.