A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DO NEGRO NO LIVRO DIDÁTICO: O QUE MUDOU? POR QUE MUDOU?.
Resumo
Ana Celia da Silva é professora doutora, possui graduação em Pedagogia (1968), Mestrado (1988) e Doutorado em Educação (2001) todos pela Universidade Federal da Bahia. Fez curso de Especialização em Introdução aos Estudos Africanos em 1986 pelo Centro de Estudos Afro-orientais – UFBA, tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: estereótipos em relação ao negro no livro didático de Língua Portuguesa das séries iniciais, desconstrução, representação social do negro nos livro didático de Língua Portuguesa das séries iniciais e educação das relações étnico-raciais, é titular na graduação e no mestrado em educação e contemporaneidade do departamento de educação da Universidade Estadual da Bahia – UNEB, é membro do conselho estadual de cultura da Bahia e fundadora do Movimento Negro Unificado – MNU na Bahia. Nos livros: A Discriminação do Negro no Livro Didático e Desconstruindo a Discriminação do Negro no Livro Didático e A Representação Social do Negro no Livro Didático: O que mudou? Por que mudou? Ana Célia trata sobre a identificação da representação dos negros e negros no livro didático e aponta um longo caminho para trabalhar com questões raciais e quebra de estigmas e preconceitos no ambiente escolar.
Referências
SILVA, Ana Célia da. A representação social do negro no livro didático: o que mudou? Por que mudou?. Salvador: EDUFBA, 2011. 182 p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.