A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DO NEGRO NO LIVRO DIDÁTICO: O QUE MUDOU? POR QUE MUDOU?.

Autores

  • Alexandra Silva Gonçalves
  • Eumar Conde Queiroz Junior Universidade Federal do Acre
  • Flávia Rodrigues Lima da Rocha Universidade Federal do Acre
  • Marcia Costa Pinheiro Universidade Federal do Acre

Resumo

 Ana Celia da Silva é professora doutora, possui graduação em Pedagogia (1968), Mestrado (1988) e Doutorado em Educação (2001) todos pela Universidade Federal da Bahia. Fez curso de Especialização em Introdução aos Estudos Africanos em 1986 pelo Centro de Estudos Afro-orientais – UFBA, tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: estereótipos em relação ao negro no livro didático de Língua Portuguesa das séries iniciais, desconstrução, representação social do negro nos livro didático de Língua Portuguesa das séries iniciais e educação das relações étnico-raciais, é titular na graduação e no mestrado em educação e contemporaneidade do departamento de educação da Universidade Estadual da Bahia – UNEB, é membro do conselho estadual de cultura da Bahia e fundadora do Movimento Negro Unificado – MNU na Bahia. Nos livros: A Discriminação do Negro no Livro Didático e Desconstruindo a Discriminação do Negro no Livro Didático e A Representação Social do Negro no Livro Didático: O que mudou? Por que mudou?  Ana Célia trata sobre a identificação da representação dos negros e negros no livro didático e aponta um longo caminho para trabalhar com questões raciais e quebra de estigmas e preconceitos no ambiente escolar. 

Referências

SILVA, Ana Célia da. A representação social do negro no livro didático: o que mudou? Por que mudou?. Salvador: EDUFBA, 2011. 182 p.

Downloads

Publicado

2019-01-31

Como Citar

Gonçalves, A. S., Queiroz Junior, E. C., Lima da Rocha, F. R., & Pinheiro, M. C. (2019). A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DO NEGRO NO LIVRO DIDÁTICO: O QUE MUDOU? POR QUE MUDOU?. Revista Em Favor De Igualdade Racial, 2(1), 111–118. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/RFIR/article/view/2373