OS EFEITOS DA IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639/03 NO CURRÍCULO ESCOLAR

Autores

  • Sulamita Rosa Silva Universidade Federal do Acre
  • Tânia Mara Rezende Machado Universidade Federal do Acre

Palavras-chave:

Mulher. Negra. Professora.

Resumo

A presença de mulheres negras nos espaços públicos é algo que ainda pode ser visto como casos específicos de sucesso escolar. Ser professora e negra, nestes meandros, é ocupar espaços que não lhes é próprio. É mesmo em meio a um lugar marcado pela eurocentrização patriarcal, resistir, persistir e construir legados. Diante desta abordagem, a presente proposta de pesquisa tem como objetivo geral analisar as trajetórias/percursos de professoras negras nos cursos de formação de professores da UFAC, identificando concepções de decolonialidade durante suas travessias e nas organizações curriculares de seus planos de ensino, como forma de contribuir para a formação de futuros docentes que visem uma prática educativa de fato crítica e emancipadora. Os procedimentos metodológicos consistirão na técnica snowball, ou cadeia de informantes, em que os próprios participantes indicarão outros sujeitos até atingir um ponto satisfatório das informações. Questionários e entrevistas semiestruturadas descrevendo os perfis socioeconômicos das docentes negras e suas histórias de vida respectivamente, bem como, as análises documentais para estudo dos seus planos de ensino serão realizados para efetivação deste estudo. Como referencial teórico, nos respaldaremos em autores como: Boaventura de Sousa Santos (2009), Costa e Grosfoguel (2016), Carneiro (2003), Costa (1995), Crenshaw (2002), Dubet (2001), Euclides (2017), Guimarães (1999), Hooks (1981), Quijano (2009), Ribeiro (2017, 2018), Scott (1995) entre outros, que subsidiarão as reflexões teóricas aqui levantadas. O presente estudo ainda está em construção, cujas contribuições esperamos que possam ser de suma significância para o combate de práticas sexistas, racistas e estereotipadas na academia.

Referências

BRANDÃO, Ana Paula; TRINDADE, Azoilda Loretto (org). Modos de brincar: caderno de atividades, saberes e fazeres. Rio de Janeiro - RJ: Fundação Roberto Marinho, 2010.

BRASIL. História da Educação do Negro e outras histórias/Organização: Jeruse Romão. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. 2005.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Lei 10.639, 3 de janeiro de 2003. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm> Acesso em 24 de Setembro de 2016.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília: MEC/SEPPIR, 2004.

DELTON, Felipe; KAZUKO, Tereza Teruya. Ensino da história e cultura africana em salas de aula brasileira. Seminário de pesquisa do PPE. Universidade do Maringá. 2010.

GONÇALVES, Luiz Alberto Oliveira. Negros e Educação no Brasil. In: LOPES, E. M. T.; FARIA FILHO, L. M.; VEIGA, C. G. 500 anos de Educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

PONCIANO, Deise Denise. A História e Cultura Afro- brasileiras no Currículo de História do 6º ao 9º ano da rede oficial do estado de São Paulo . Presidente Prudente. 2011.

SEYFERTH, Giralda. Racismo e o Ideário da Formação no Pensamento Brasileiro. In: OLIVEIRA, Iolanda. Cadernos PENESB. nº4. Niterói: EdUFF. 2002.

SILVA, Dilma de M. A Educação Artística como forma de produção Humana. In: OLIVEIRA, Iolanda. Cadernos PENESB. nº6. Niterói: EdUFF. 2006.

Fontes Analisadas:

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO. Escola Divina Providência. Ensino Fundamental. Cruzeiro do Sul/ Acre. 2015.

SIMIELLI, Maria Elena. NIGRO, Rogério G. CHARLIER, Ana Maria. Descobrir o mundo. Ciências Humanas e da Natureza (História, Geografia e Ciências) Ensino Fundamental- Anos iniciais 1º ano. 1 edição. São Paulo: Ática. 2014.

SIMIELLI, Maria Elena. NIGRO, Rogério G. CHARLIER, Ana Maria. Descobrir o mundo. Ciências Humanas e da Natureza (História, Geografia e Ciências) Ensino Fundamental- Anos iniciais 2º ano. 1 edição. São Paulo: Ática. 2014.

Downloads

Publicado

2020-01-31

Como Citar

Silva, S. R., & Machado, T. M. R. (2020). OS EFEITOS DA IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639/03 NO CURRÍCULO ESCOLAR. Revista Em Favor De Igualdade Racial, 2(1), 94–110. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/RFIR/article/view/2372