O NEGRO NO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA DO BRASIL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL II DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE ENSINO, NO RECIFE

Autores

  • Alexandra Silva Gonçalves
  • Eumar Conde Queiroz Junior Universidade Federal do Acre
  • Flávia Rodrigues Lima da Rocha Universidade Federal do Acre
  • Marcia Costa Pinheiro Universidade Federal do Acre

Resumo

Raynette Castello Branco é professora de ensino fundamental II e médio, possui mestrado em educação pela Universidade Federal de Pernambuco -UFPE. Este trabalho é o resultado de pesquisas apresentado para obter titulação de mestrado em educação, em janeiro de 2005 e teve como objeto de pesquisa o negro no livro didático de história do Brasil para o Ensino Fundamental II da rede pública estadual de ensino, no Recife, dos autores Piletti e Piletti, Schmidt, Furtado e Villa. Este trabalho é o resultado de análise sobre o trabalho indígena, o trabalho escravo negro, o racismo, a discriminação, a violência física, a violência simbólica/resistência o abolicionismo e a exclusão social do negro no livro didático de Ensino Fundamental II dos citados autores.

Referências

BRANCO, Raynette Castello. O negro no livro didático de História do Brasil para o Ensino Fundamental II da rede pública Estadual de Ensino, no Recife. Recife: UFPE, 2005.174 p.

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Publicado

2019-01-31

Como Citar

Gonçalves, A. S., Queiroz Junior, E. C., Lima da Rocha, F. R., & Pinheiro, M. C. (2019). O NEGRO NO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA DO BRASIL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL II DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE ENSINO, NO RECIFE. Revista Em Favor De Igualdade Racial, 2(1), 127–132. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/RFIR/article/view/2371