O NEGRO NO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA DO BRASIL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL II DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE ENSINO, NO RECIFE
Resumo
Raynette Castello Branco é professora de ensino fundamental II e médio, possui mestrado em educação pela Universidade Federal de Pernambuco -UFPE. Este trabalho é o resultado de pesquisas apresentado para obter titulação de mestrado em educação, em janeiro de 2005 e teve como objeto de pesquisa o negro no livro didático de história do Brasil para o Ensino Fundamental II da rede pública estadual de ensino, no Recife, dos autores Piletti e Piletti, Schmidt, Furtado e Villa. Este trabalho é o resultado de análise sobre o trabalho indígena, o trabalho escravo negro, o racismo, a discriminação, a violência física, a violência simbólica/resistência o abolicionismo e a exclusão social do negro no livro didático de Ensino Fundamental II dos citados autores.
Referências
BRANCO, Raynette Castello. O negro no livro didático de História do Brasil para o Ensino Fundamental II da rede pública Estadual de Ensino, no Recife. Recife: UFPE, 2005.174 p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.