A LEI 10.639/2003 E A SUA INSERÇÃO NOS 6º E 7º ANOS DO CURRÍCULO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO ESTADO DO ACRE

Autores

  • Alexandra Silva Gonçalves
  • Flávia Rodrigues Lima da Rocha Universidade Federal do Acre

Palavras-chave:

Ensino de História. Currículo. Lei nº 10.639/2003.

Resumo

O presente trabalho trata das possibilidades de inserção de conteúdos de história e cultura africana e afro-brasileira, através da intervenção da Lei 10.639/2003, no currículo de História dos 6º e 7º anos, do Estado do Acre. A importância deste trabalho está na apresentação de uma possibilidade de afirmação da lei através do ensino aplicado nas salas de aula. O objetivo deste trabalho é identificar itens de ensino que possam concretizar esta temática, bem como propor atividades que possam desenvolver estes itens, o que torna a disciplina de história fundamentalmente educativa, formativa, emancipadora e libertadora (Fonseca, 2003, p. 89). Foram elaboradas sequências didáticas nas quais a lei pode ser inserida e trabalhada, uma vez que não são tão específicas no currículo e também foram estudados referenciais bibliográficos que somaram a este projeto com valiosas contribuições para entendimento das questões étnico-raciais e a referida lei

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Publicado

2019-01-31

Como Citar

Gonçalves, A. S., & Lima da Rocha, F. R. (2019). A LEI 10.639/2003 E A SUA INSERÇÃO NOS 6º E 7º ANOS DO CURRÍCULO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO ESTADO DO ACRE. Revista Em Favor De Igualdade Racial, 2(1), 19–29. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/RFIR/article/view/2362