A LEI 10.639/2003 E A SUA INSERÇÃO NOS 6º E 7º ANOS DO CURRÍCULO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO ESTADO DO ACRE
Palavras-chave:
Ensino de História. Currículo. Lei nº 10.639/2003.Resumo
O presente trabalho trata das possibilidades de inserção de conteúdos de história e cultura africana e afro-brasileira, através da intervenção da Lei 10.639/2003, no currículo de História dos 6º e 7º anos, do Estado do Acre. A importância deste trabalho está na apresentação de uma possibilidade de afirmação da lei através do ensino aplicado nas salas de aula. O objetivo deste trabalho é identificar itens de ensino que possam concretizar esta temática, bem como propor atividades que possam desenvolver estes itens, o que torna a disciplina de história fundamentalmente educativa, formativa, emancipadora e libertadora (Fonseca, 2003, p. 89). Foram elaboradas sequências didáticas nas quais a lei pode ser inserida e trabalhada, uma vez que não são tão específicas no currículo e também foram estudados referenciais bibliográficos que somaram a este projeto com valiosas contribuições para entendimento das questões étnico-raciais e a referida lei
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília, 2004.
CAMPOS, Paulo Fernando de Souza. O Ensino, a História e a Lei 10.639. História e Ensino, Londrina, v. 10, p. 41-52, out. 2004.
FONSECA, Selva Guimarães. Didática e Prática de Ensino de História: experiências, reflexões e aprendizados . 7 ed. São Paulo: Papirus, 2003.
MARQUES, Leonardo de Souza; SÁ, Michele Aparecida de; SOUZA, Oziel de. A Educação das Relações Étnico-Raciais e o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na Perspectiva da Lei 10.639/03 e suas respectivas Diretrizes Curriculares. Revista Formação Docente, Belo Horizonte, vol. 7, n. 2, p. 5-24, Jul/dez 2015.
MUNANGA, Kabengele. (org.). Superando o Racismo na escola. 2. ed. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005.
SANTOS, Lorene dos. Ensino de História e a Lei 10.639/03: diálogos entre campos de conhecimento, diretrizes curriculares e os desafios da prática. Cadernos de História, Belo Horizonte, v. 12, n. 17, p. 59-92, 2º sem. 2011.
SILVA, Beatriz Gonçalves e Silva Petronilha. Aprender, ensinar e relações étnico-raciais no Brasil. Educação, Porto Alegre, v. 30, n. 3, p. 489-506, set./dez. 2007.
SILVA, Delydia Cristina Cosme. A inserção da cultura afro-brasileira nos currículos escolares. Revista Eletrônica. Fundação Educacional São José, Santos Dumont, ed. 3º, p. 1-8, set. 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.